Autores potiguares: Os Videogames e Eu – Crônicas de um Jogador

O livro de Ítalo Chianca é uma verdadeira viagem de volta aos anos 90, remonta à época em que passávamos horas a fio nas locadoras, aqui em Natal chamadas de Play Games.

Segundo livro lançado pelo escritor potiguar (o primeiro se chama “Videogame Locadora: espaços de sociabilidade em São José do Seridó”), nascido na cidade de São José do Seridó/RN, traz várias crônicas contando a infância nas locadoras em sua cidade natal, e como os videogames foram uma importante ferramenta de socialização.

O melhor de suas crônicas é ver como todos que viveram os anos 90 dentro dos Play Games se identificam com cada caso ali contado, pois, em muitos deles sempre tem alguém que vivenciou algo parecido. Sempre encontramos em meio aos nossos amigos de jogatinas, alguns “Shake Brothers” ou “Golden Boys”. É incrível como o autor em sua narrativa consegue nos transportar àquele mundo que muitos de nós vivenciamos. É sim uma bela jornada nostálgica àquele tempo de disputas virtuais dentro das locadoras.

Um fator muito importante retratado no livro é como aquele mundo virtual serviu de socialização para a garotada da época. Se auto retratando como um menino tímido, mostrou como os videogames serviram para que fizesse grandes amizades que perduram até os dias atuais. Diferentemente como pensam alguns estudiosos, o videogame é sim um agregador, muitas amizades foram feitas em torno de um console, foram horas de jogatinas com amigos de escola, vizinhos; amizades que ainda perduram.

Sobre o Autor, Ítalo Chianca é historiador, professor e escritor. Escreveu para o site da revista Herói e atualmente podemos ler suas crônicas nas revistas Nintendo Blast e Warpzone. Tem dois livros lançados: o primeiro, chamado “Videogame Locadora: espaços de sociabilidade em São José do Seridó”, que contava, em detalhes e rigor científico, o uso das antigas locadoras de videogame na sua cidade. E o segundo é este que vos falo, Os Videogames e Eu.

Seu primeiro livro está a disposição no site Clube de Autores, cujo o link está a disposição logo abaixo. A sua segunda obra por enquanto somente com o próprio autor, que pode ser encontrado em sua página pessoal pelo Facebook, ou nas várias palestras que ele oferece Brasil afora.

Os videogames e Eu é uma obra excelente, perfeita para os saudosistas reviverem a sua infância dentro dos Play Games/Locadoras, as brigas pra ser o player 1, as multas por deixar o controle cair ou soltar um palavrão no meio da jogatina. Recomendo a todos.

Você pode adquirir o livro no site do Clube dos Autores

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile