Festival Literário Alternativo de Pipa começa na quinta-feira

Saraus, lançamentos de livros e outras publicações, feira de livros novos e usados, apresentações de dança, teatro, bate-papos com temas variados e outras atividades culturais. A programação completa do FlipAut! 2018 – nono festival literário alternativo de Pipa – que acontecerá na praia potiguar de quinta-feira (6) a sábado (8), já está circulando nas redes sociais do projeto. O lançamento oficial do FlipAut! acontece em Natal nesta segunda-feira (3) no Nalva Melo Café Salão, a partir das 16h, e a programação impressa será distribuída para os interessados.

A novidade deste ano é o momento dedicado às apresentações cênicas, teatrais e folclóricas. Pelo fato de acontecer a menos de uma semana de distância de um festival musical, a coordenação do FlipAut! optou por apresentar ao público da Pipa espetáculos de outro gênero, que não a música.

Foram selecionadas algumas peças de novos grupos teatrais potiguares e firmada a colaboração com o grupo folclórico dos Macambirais, de Passa e Fica, que realizará um desfile na rua principal de Pipa, no sábado (8), com etapas na frente dos locais parceiros e apresentação final na Praça do Pescador, encerrando as atividades do sábado, com o Auto do Boi de Reis.

Na quinta-feira (6), às 22h, a apresentação cênica vai ficar por conta do Grupo Sostô Teatro, com a peça “Não Me Cegue”; na sexta (7), também às 22h, será apresentado o “Espetáculo Vaca Amarela”, com Deborah Custódio e Valéria Chaves. Ainda na sexta, mas às 19h, “DubididumTaratatá”, uma peça de teatro infantil será apresentada pelo grupo Comboio de Teatro, no jardim da Refugo Galeria.

Sexta edição da Feira de Livros Novos & Usados do FlipAut!

A feira nasceu em 2013, quando o festival literário alternativo, em sua quarta edição, ganhou a praça da cidade como sede do evento e foram convidados pela primeira vez os amigos sebistas, livreiros e editores de Natal a trazer suas mercadorias preciosas: livros, cordéis, zines, HQs etc. Este ano, já está confirmada a presença de 15 feirantes: Sebo Vermelho, Sebo Cata Livros, Seburubu, Cooperativa Cultural, Biblioteca Itinerante de Troca, Book Shop Pipa, Sebo Virtual Letra N’Ativa, Estação do Cordel. Espaço Leitura na Praça, IFRN Campus Canguaretama, Sebo Curió Gajeiro, Editora Castanha Mecânica, Sebo Rasta, Insurgências Poéticas e Sebo Zahir. Milhares de livros novos e usados, que serão um incentivo à leitura para moradores e turistas de Pipa e região. Todas as noites das 17h30 às 23h, na Praça do Pescador.

Cada noite, são quatro as propostas no palco ao público, sendo a última a apresentação cênica, que encerra as atividades na praça. “Não está fácil destacar uma das outras, porque são todos temas atualíssimos e interessantes”, diz Jack d’Emilia, produtor do evento. Na quinta (6), logo depois da abertura oficial do festival, a cordelista Tonha Mota lançará um cordel dedicado a Ariano Suassuna e comemorando o sucesso da associação Estação do Cordel; a seguir a escritora amazonense Regina Melo apresentará o terceiro título de uma trilogia, “A Fênix e o Dragão”. Ainda na quinta, o bate-papo “Mobilidade da Literatura e Autopublicação Coletiva”, com Themis Lima, Claudia Gazola e Natalia Mont, que foram as organizadoras de três diferentes livros multi-autorais.

Na sexta-feira (7), após um sarau poético aberto ao público, o primeiro encontro no palco leva à tona uma realidade séria e urgente de denúncia: a violência doméstica contra a mulher. No palco do FlipAut! Vani Fragosa apresenta seu livro e conversa com o público sobre o tema. A seguir, o lançamento de “Bissexto” o novo livro de um poeta por todos querido há décadas, João Batista Morais Neto; o livro é a primeira criatura do recém-fundado Selo Curió Gajeiro, de Oreny Junior. Outro lançamento de livro de poesia, com mais de cem poemas, “Meio-dia” é um projeto realizado com financiamento público pelo ator e poeta natalense, Thiago Medeiros.

No sábado (8), depois de uma hora inteira dedicada às atividades para o público infantil do festival, o primeiro encontro no palco, às 19h, “O Mundo Mágico do Youtube”, verá os professores André Renan (CEP) e Bruno Gomes (IFRN) apresentar seus projetos realizados com os alunos das respectivas instituições; a seguir o historiador Francisco Fernandes Marinho e o editor Abimael Silva nos levarão todos para o passado, numa viagem na Pipa dos séculos XVI e XVII. Para encerrar as atividades no palco em beleza, um bate-papo com um tema atual e polêmico: “Jornalismo e Fake News”, com Rafael Duarte e Cefas Carvalho, conceituados jornalistas de Natal.

Encerradas as atividades na Praça do Pescador, toda noite haverá um sarau poético diferente no Hostel Alumbrado, local parceiro do festival, onde vão acontecer também as projeções de vídeos selecionados, a partir das 22h.

Na quinta-feira, será a vez do Sarau de Resistência Poética; na sexta, o poeta Thiago Medeiros será o Mestre de Cerimônia do Sarau Memórias do Mar; enfim, no sábado, haverá o tradicional Sarau de Poesia Erótica, durante o qual será lançado um minilivro de um único conto da jornalista Eliade Pimentel, assessora de imprensa deste festival.

Fora isso, ainda haverá, ao longo do evento, rodas de conversa e várias oficinas, tanto com estudantes, nas escolas, quanto para público livre. “Muitas serão também as exposições de arte, pintura e fotografia, em locais parceiros, que compõem o Circuito Cultural do FlipAut! 2018. Vale a pena conferir a programação completa no blog do festival”, afirma Jack.

FlipAut! 2018

  • 9º festival literário alternativo da Pipa
  • 6 a 8 de dezembro na Praça do Pescador – Pipa/RN + Circuito cultural
  • e-mail: FlipAut@yahoo.com.br
  • blog do FlipAut!

Fonte: G1 RN

Foto: divulgação

Sair da versão mobile