Audiência debate necessidade de políticas para autismo e psicomotricidade relacional

Publicidade

Nesta sexta-feira, 7, a partir das 8h, acontece a Audiência Pública “Autismo: desafio para políticas públicas”, no Plenário da Câmara Municipal de Natal. O encontro, de iniciativa do vereador Klaus Araújo (SD), tem o intuito de debater as dificuldades enfrentadas por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e seus familiares, na busca por assistência, bem como discutir a implantação de atividades de psicomotricidade relacional no município de Natal.

“São dois assuntos importantes para a sociedade. O autismo tem tido um crescimento muito grande no RN e na Grande Natal. Queremos discutir políticas públicas para dar o suporte necessário. Vamos cobrar isso da Prefeitura. Afinal, não gira em torno só da criança; a família toda participa e se envolve, por isso é preciso ter uma atenção muito especial. Não podemos fazer de conta que essas pessoas não existem. Vamos levantar essa bandeira nessa audiência e daqui para frente em nosso mandato”, explicou Klaus.

Outra questão que será debatida durante a audiência pública é a separação de crianças autistas das que já se envolveram com drogas e, até mesmo, com o crime, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Natal. De acordo com o vereador Klaus Araújo, essa separação ainda não é feita. “São crianças com autismo que estão sentadas ao mesmo lado do jovem que já se envolveu com drogas. Queremos que esses dois casos sejam tratados separadamente. Até porque é uma reivindicação das famílias”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de dois milhões de pessoas com autismo no Brasil e 70 milhões no mundo, onde uma em cada 160 crianças nasce com o transtorno do espectro autista. Apesar dos números expressivos, a falta de políticas públicas para inclusão resulta em preconceito, este enfrentado tanto pelas pessoas com autismo, bem como seus familiares. Para Klaus, criar políticas que acolham e incluam os autistas e que assistam a família é essencial para que se possa ter uma sociedade mais justa, sem preconceitos.

A audiência contará com a participação de representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande do Norte (Apaarn), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Assistência Social de Natal. A vereadora em Grossos, Clorisa Linhares (SD), estará presente, apresentando a psicomotricidade relacional e os benefícios desta prática educativa, que atua sobre fatores psicoafetivos adquiridos na infância, e que tem caráter preventivo e terapêutico, possibilitando que crianças, adolescentes e adultos, expressarem seus conflitos relacionais.

Agende:

Evento: Audiência Pública “Autismo: Desafio para políticas públicas”
Quando: 07/12/2018
Horário: 8h
Local: Plenário Érico Hackradt, Câmara Municipal de Natal.

Fonte: Agora RN

Imagem: José Aldenir / Agora RN

Sair da versão mobile