O Rio Grande do Norte no combate ao Câncer

Publicidade

A neoplasia maligna, popularmente conhecida como Câncer, ocorre quando por algum “defeito”, as células começam a se multiplicar de forma desordenada trazendo grandes danos à saúde.

No entanto, o diagnóstico de câncer não significa mais um diagnóstico de morte, pois hoje em dia a Medicina avançou muito quanto às ferramentas para o diagnóstico precoce e com tratamentos cada dia, mais efetivos.

Como tudo, a atenção começa na prevenção, com bons hábitos de vida e realização de exames periódicos. Aqui a Equipe de Saúde do seu bairro vai poder te dar todo suporte, realizando orientações sobre prevenção e indicando exames complementares de acordo com sua idade e histórico familiar. Converse com eles…

Mas se você for uma das quase 600.000 pessoas que receberam um diagnóstico de uma neoplasia maligna no Brasil, não se desespere. Mesmo com todo caos vivido na Saúde Publica em todo nosso país, temos na rede de doenças crônicas, o cuidado ao paciente Oncológico tem excelente estruturação com financiamento adequado e boa oferta de serviços.

E o nosso estado está muito avançado nesse quesito, sendo inclusive referência para outros estados em algumas patologias específicas!

No Rio Grande do Norte dispomos de seis (6) serviços que vão cuidar de você desde a suspeita de uma neoplasia maligna até o seu tratamento, podendo trazer a cura ou até quando essa não é mais possível, pode prolongar e melhorar a sua qualidade de vida.

E agora Doutor? O que devo fazer?

Bom, o primeiro passo é procurar a unidade de saúde do seu bairro e conversar com seu Médico, ele irá te encaminhar para uma dessas unidades que fazem triagem em oncologia geral ou até mesmo para alguma consulta especializada em oncologia:

– Hospital Universitário Onofre Lopes que dispõe de 20 consultas semanais, as segundas e quartas, sempre pela manhã;

– A LIGA Norte-riograndense contra o Câncer que é o maior serviço em quantidade de ofertas em Oncologia do estado, com unidades espalhadas por Natal e Caicó, dispõe de triagem diária de segunda a sexta-feira com ampla oferta de especialistas;

– O Hospital do Coração de Natal que oferta consultas de triagem oncológica as terças e quartas, dispondo de 50 vagas semanais. Tendo vários Hemato-oncologistas…

– O Hospital Rio-grande (antigo Natal Hospital Center) que tem passado por uma ampla reformulação sob o comando do competentíssimo Dr. Luiz Roberto Fonseca e agora voltou a oferecer serviços em Oncologia com diversas especialidades médicas que vai da Mastologia a Neurocirurgia. Também dispõe de triagem de Oncologia Geral às terças e quartas.

– O Hospital Infantil Varela Santiago que vem fazendo um lindo trabalho para as crianças do nosso estado. Apesar de mais raro nessa faixa etária, o câncer é a 2ª causa de mortes entre crianças e adolescentes do nosso país, perdendo apenas para as causas externas (acidentes, traumas..). E o trabalho realizado pela equipe do Varela tem contribuído sobremaneira para reduzir essas estatísticas;

– A Liga Mossoroense contra o câncer também tem realizado um trabalho muito bacana para população do Oeste.

É isso aí, prevenir é sempre o melhor caminho, não esperem as campanhas. Mas se você recebeu um diagnóstico de câncer ou está com suspeita de um, procure seu diagnóstico ou tratamento o mais precocemente possível. Você precisa contar a sua história…

* Foto: Shutterstock

Sair da versão mobile