Vendas em Natal terão incremento de até 10%

A poucos dias do Natal, os lojistas natalenses esperam um incremento na movimentação de consumidores nas lojas de rua e shoppings centers. A expectativa é que o ciclo natalino deste ano amplie as vendas do comércio varejista de 4,5% a 10% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL/Natal) e superintendências dos maiores shoppings da capital. O índice poderia ser maior, conforme relatos de alguns empresários, se o Governo do Estado efetivasse o pagamento dos salários atrasados, incluindo o décimo terceiro de 2017, o que colocaria cerca de R$ 1,2 bilhão em circulação na economia do Rio Grande do Norte.

“A economia vem dando sinais de recuperação. O comércio já vem sentindo os reflexos desse movimento, mas ainda de forma acanhada. Ao longo deste ano, tivemos crescimento de vendas em todas as datas comerciais. Logo, em sem sendo o Natal a nossa principal data, estamos otimistas e apostando em bons resultados”, declara o presidente da CDL/Natal, Augusto Vaz. A Câmara prevê incremento de 4,5% nas vendas deste Natal em relação à mesma data de 2017. Nas vitrines da maioria das lojas, a decoração natalina atrai olhares. “O comércio é muito dinâmico. Os consumidores precisam toda hora de estimulo e a decoração dos estabelecimentos, as vitrines e as ofertas são algumas ferramentas utilizadas para conquistar novas vendas”, ressalta Vaz.

Nos maiores shoppings da capital, mesmo após o ciclo de promoções da Black Friday no fim de novembro, a perspectiva é de vendas maiores. “Estamos esperando um incremento no fluxo de clientes durante este período que antecede o Natal, o que já vem sendo sentido nos corredores do Natal Shopping nestas últimas semanas e, com isso, acreditamos que vamos atingir a meta de um crescimento de cerca de 10%, tanto no fluxo de clientes, quanto no volume de vendas para este final de ano”, afirma o superintendente do Natal Shopping, Felipe Furtado.

Numa das mais tradicionais lojas de rua da capital potiguar, a Rio Center, a expectativa é considerada extremamente positiva pelo presidente do grupo, Flávio Alcides. “Ao longo do ano, tivemos um janeiro péssimo. Mas, de fevereiro para cá, as vendas reagiram bastante. No segundo semestre, estamos com média de 8% de crescimento. A tendência é que, neste mês de dezembro, consigamos chegar aos 10% de aumento em relação a 2017”, afirma o empresários. Ele destaca, contudo, que o não pagamento dos salários de dezembro e os décimos terceiros de 2017 e deste ano do funcionalismo público estadual impactarão negativamente o comércio. “Irá atrapalhar. Nossa economia depende desse dinheiro”, ressalta.

Mesmo com esse problema que afeta todos os comerciantes, do pequeno ao grande, os empreendimentos investiram em promoções com o intuito de atrais mais clientes. No Midway Mall, segundo Diego Fernandes, do Departamento de Marketing, o movimento deverá crescer 40% ao longo dos próximos dias.  Isso representa um fluxo de pessoas chegando a 100 mil clientes por dia. “Serão dias de movimentação intensa, já que numa semana comum o fluxo médio diário de carros é de 14 mil, e estima-se que no período natalino superemos a marca de 20 mil veículos circulando por dia no estacionamento. O Midway estima também que as vendas neste ano superem a do mesmo período de 2017 em cerca de 7%, devido a fatores como a campanha promocional de final de ano que representam mais de R$ 420 mil em prêmios”, argumenta.

De acordo com a superintendente do Praia Shopping, Maria Paula Rabelo, a expectativa é de um crescimento de 8%. “A campanha promocional de final de ano já está mostrando um ticket médio superior a R$ 450,00, um crescimento significativo quando comparamos a de 2017”, diz. A gerente do Shopping Cidade Jardim, Améli Dutra, destaca uma mudança de comportamento. “O povo brasileiro de uma forma geral está muito otimista, acreditando que estamos a caminho de uma recuperação importante da nossa economia. E o Shopping Cidade Jardim aposta neste novo cenário e que este movimento positivo vai refletir em um crescimento de 6% nas vendas”.

Fonte: Tribuna do Norte

Imagem: reprodução

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