4 dicas rápidas para fotografar as luzes de Natal

Publicidade

Em dezembro, milhões de luzes cintilantes iluminam cidades de todo o mundo. Registrar essa decoração pode ser parte do ritual de fotógrafos urbanos que queiram celebrar a data. Andando pelos arranha-céus de Manhattan, pelas esquinas iluminadas de Paris ou pelo Ibirapuera, em São Paulo, é preciso prestar atenção em alguns macetes para aproveitar ao máximo suas fotos de luzes natalinas.

Encontre um bom local:

Todos os anos, a cidade de Nova York, por exemplo, se esforça para tornar a temporada de férias tão grande e brilhante quanto a própria fama. Desde exposições como o Lotte Palace Hotel até tradições consagradas como a  Árvore de Natal do Rockefeller, não faltam locais fotogênicos para se escolher. Mas sempre eleja um ponto que faça você suspirar.

O momento é tudo:

O truque para conseguir boas fotos de luzes externas é começar a fotografar ao entardecer. Chegue à sua localização cedo para não perder esse breve momento. Se você fotografar com o dia ainda claro, as luzes não aparecerão em suas fotos. Se você fotografar muito tarde, as luzes parecerão pequenos pontos flutuando no espaço vazio.

Por que a fotografia simplesmente não imita o que você vê? Ao contrário dos seus olhos, as câmeras possuem uma faixa dinâmica limitada. Elas só podem se concentrar nas luzes brilhantes ou nos ambientes escuros, não em ambos. O olho humano, por outro lado, tem a incrível capacidade de comprimir uma ampla gama de luzes e sombras em uma única imagem.

Leve os acessórios certos:

Como você provavelmente estará usando uma velocidade de obturador mais lenta para fotografar na configuração de luz baixa, utilize um tripé para evitar fotografar imagens embaçadas com as mãos tremendo. O acessório será mais útil ainda se as luzes estiverem programadas para música ou cintilação. Se não tem um tripé, improvise equilibrando a câmera em um capô de carro, um banco ou uma árvore para reduzir o tremor da câmera.

Luz, câmera, ação!

Quando estiver pronto, observe o céu. À medida que ele escurece lentamente para um azul mais profundo, você notará que as luzes de Natal parecerão brilhar mais. O melhor momento para as fotos geralmente dura poucos 10 a 15 minutos, então clique muito e verifique constantemente se as fotos na parte de trás da sua câmera estão da forma que você quer. Seja persistente durante esses minutos. Se perdê-los, volte no dia seguinte, já com o posicionamento mais planejado.

Quando o céu estiver completamente escuro, você notará que suas fotos começam a perder detalhes e ficam vazias. Então é hora de guardar a câmera, pegar um pouco de chocolate quente e aproveitar as luzes através da lente original da natureza, seus olhos.

Fonte: National Geographic Brasil

Imagem:

Sair da versão mobile