Turismo & Sociedade

Sede do Comando do 3º Distrito Naval - Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

CAPITANIA DOS PORTOS DO RIO GRANDE DO NORTE INICIA OPERAÇÃO

Com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de conscientização, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) e a Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca (AgABranca) iniciaram a Operação Verão 2018/2019 no litoral potiguar e em suas águas interiores. Durante a operação, esse incremento é realizado nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo de esporte e de recreio, com especial atenção às embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico.

Para executar a Operação Verão, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, e sua agência subordinada, contam com um efetivo de 120 militares, com o apoio de nove embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, além de dez viaturas.

PONTOS DE MAIOR MOVIMENTO

As ações são realizadas em toda área de jurisdição da CPRN, incluindo a Agência de Areia Branca, priorizando pontos com maior movimento de embarcações, como as localidades de Ponta Negra, Pirangi, Maracajaú, Pipa, Lagoa do Bonfim, Lagoa de Extremoz, Barra do Cunhaú, Tibau do Sul, Porto do Mangue, Tibau, entre outras.

Na Operação Verão 2017/2018, a CPRN inspecionou 1.914 embarcações, emitindo 137 notificações que se reverteram em 57 autos de infração. Além disso, foram realizadas sete apreensões de embarcações.

SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO

De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis. Para minimizar a possibilidade da ocorrência de desastres náuticos, a campanha deste ano terá como conceito “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita”, tendo como mote a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação, especialmente durante as atividades de lazer.

Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC mostram que, nos últimos dois anos, no Brasil, o volume de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio reduziu 12%, de 229 (2017) para 200 (2018). Cabe ressaltar que somente no verão 2017/2018 ocorreram mais de 38% do total dos acidentes registrados até dezembro deste ano. As lanchas e motos aquáticas são destaques nas estatísticas. No último verão elas representaram 72% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio no país.

Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais chamam a atenção nas estatísticas. De dezembro de 2017 a março de 2018, as embarcações que mais se envolveram com esses tipos acidentes durante o lazer foram lanchas (56%), motos aquáticas (21%) e botes (9%).

TRAVESSIA SEGURA

Outra ação que ocorrerá dentro da Operação Verão 2018/2019 será a “Travessia Segura”, no mês de janeiro, em todo o País, com foco especial nas embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que tem seu fluxo intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários. (Fonte: Comando do 3º Distrito Naval).

“Marinha do Brasil, protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”

MAIS DESTAQUES DA SEMANA…..

A 24ª FIART ACONTECERÁ DE 25 DE JANEIRO A 3 DE FEVEREIRO DE 2019

Com o tema “Água, Terra, Fogo e Ar. Dos quatro elementos, o talento cria o futuro”, a tradicional Fiart – Feira Internacional de Artesanato – acontecerá de 25 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

Nessa próxima edição a Fiart traz mais novidades. Com o objetivo de promover a arte e a cultura de municípios participantes, no período de 26 a 29, a programação da feira contará com o “Dia das Cidades”, no qual uma noite é dedicada para apresentações culturais e artísticas, oficinas e exposição do artesanato produzido no município. As quatro cidades participantes são: Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Macaíba.

EXPOSITORES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS

A 24ª edição do evento reunirá um mix de expositores brasileiros e estrangeiros expondo nos mais de 300 estandes que estarão dispostos por categorias, em salões especiais: Nacional, Elementos, Arte Popular, Cerâmica e Cestaria. Em cada salão haverá premiação especial para a melhor peça de artesanato, escolhida por um júri de especialistas e referendada pelo público visitante.

FIART IN CONCERT

Na programação cultural da Feira, o Fiart in Concert, com apresentações de orquestras; shows artísticos diários; rituais indígenas; danças orientais; mostra de artes circenses; literatura de cordel; e o 17° Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas, com a participação de atrações do Rio Grande do Norte e de outros os estados do Nordeste.

PROMOÇÃO DO ARTESANATO

Já consolidada no calendário turístico do Estado, a Fiart se firmou como evento para promoção do artesanato brasileiro, especialmente o potiguar, gerando oportunidades de negócios e renda para os artesãos participantes. Em 2018, a Feira movimentou quase 7 milhões de reais com a venda de produtos. Além disso, movimenta a alta estação em Natal, já que se consolidou também como opção de lazer e entretenimento nesse período para turistas e o público local.

A Fiart, organizada pela Espacial Eventos, é realizada em parceria com o Governo do Estado, o Governo Federal, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro e o Ministério da Cultura, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – Sebrae –, Prefeitura do Natal e Rede de Conexão. (Fonte Nice Medeiros, Assessora de Imprensa da Fiart).

TURISMO, GASTRONOMIA E NEGÓCIOS: EDIÇÃO DA EMPRESA 40 GRAUS EM JOÃO PESSOA (PB) ATRAI OS LOJISTAS E EXPOSITORES

Uma terra de belezas únicas e, nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro de 2019, repleta de possibilidades de bons negócios para lojistas e fabricantes de calçados e acessórios. João Pessoa/PB recebe pela primeira vez a 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios, em seu Centro de Convenções. Uma ótima oportunidade para que varejo e indústria fechem parcerias, e ainda, um momento privilegiado para que os participantes do evento conheçam a gastronomia e opções turísticas da atrativa capital paraibana.

REDE HOTELEIRA

O litoral de João Pessoa possui praias belíssimas e uma estrutura que oferece, além de sombra e água fresca, diversas opções de lazer e programas culturais. Com forte vocação turística, a cidade possui uma rede hoteleira bem distribuída, com cerca de mais de 14 mil leitos, e um setor preparado para servir bem você que vem visitar a 40 Graus. “É uma cidade linda, que cresceu preservando as suas belezas naturais e o seu patrimônio histórico”, lembra o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da 40 Graus, Frederico Pletsch.

RECANTO DO NORDESTE

A capital paraibana é considerada um dos últimos recantos do Nordeste a ser desbravado. A capital da Paraíba tem despertado o interesse atraído cada vez mais dos fãs de belas praias, muito verde e incríveis paisagens à beira do Rio Sanhauá. Sua alta gastronomia é um ponto forte da cidade, como a “Cozinha Roccia”, restaurante que elevou o horizonte de comida contemporânea na cidade e valoriza pratos e ingredientes locais.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Com localização privilegiada na Orla Marítima da Praia de Manaíra, um dos bairros nobres de João Pessoa, o Mag Shopping é um dos principais centros comerciais da capital paraibana. Outra opção de visitação é o Parque Sólon de Lucena, no centro de João Pessoa. Produtos típicos como artesanato, redes, peças em renda podem ser encontrados no Mercado de Artesanato Paraibano.

OPÇÕES DE TRANSPORTES

A cidade possui diversas opções de transportes, facilitando a locomoção do maior número de pessoas para o evento da empresa 40 Graus. Para quem mora mais distante, a chegada à cidade é realizada pelo Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado há 13km do centro da capital.

40 GRAUS 

A 40 Graus conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas

 

 

Sair da versão mobile