Por ocasião da solidão

Publicidade

Em um momento ou outro da vida alguém passa por essa experiência de se sentir sozinho(a).  T.S.  Eliot afirmou: “Inferno é estar só”.  Mesmo em um contexto urbano como o nosso, de shoppings,  globalização, condomínios superlotados, trânsitos engarrafados e mídias sociais encharcadas de relacionamentos líquidos, a solidão é uma realidade na vida de milhões de pessoas no mundo inteiro. Sabemos que há causas diferenciadas para essa sensação, às vezes ela vem e ela vai, como as ondas do mar. Inclusive para algumas pessoas essa sensação já se configurou como um estado crônico de vida.

Podemos nos isolar emocionalmente promovido pela falta de um relacionamento mais profundo como de um ente querido ou de uma amizade verdadeira (Coisa rara hoje em dia).

Ou podemos optar por um isolamento social causado pela falta de convivência com outras pessoas.

Algumas pessoas são solitárias pela sua dificuldade de construir novas amizades ou de preservar os amigos por perto. Falta de confiança em si e nos outros, bem como um complexo de inferioridade ou de superioridade  são outros fatores favoráveis a manifestação da solidão.

Às vezes nos sentimos rejeitados pelos familiares e pessoas próximas, não conseguimos um entrosamento necessário e sociável.

Também podemos experimentar situações traumáticas e marcantes como uma mudança brusca na dinâmica da vida ou a perda de alguém que amamos. Separação ou até mesmo uma profunda decepção sofrida em um relacionamento que apostamos todas as fichas.

A idade  pode ser uma grande porta para solidão também. Idosos não querem incomodar os filhos e muitos filhos (infelizmente), não querem ser incomodados pelos idosos. Mas é importante lembrar que honrar pai e mãe é um mandamento bíblico com promessa para o futuro dos filhos.

Em linhas gerais, a solidão não pode ser evitada o tempo todo. Em algum momento da vida ela nos visitará. Na verdade se pensarmos na geração atual, cada vez mais  a solidão se tornará natural.

Concorde você com isso ou não, nós temos uma parcela de responsabilidade para que ela se manifeste em nossas vidas. Importante identificar a causa, e mais importante ainda buscarmos as oportunidades  sociais que vão surgindo. São escapes.

Uma amizade bem sólida e sincera deve ser construída como antídoto para nos ajudar nos momentos de solidão. Busque um amigo e seja amigo também.  Uma amizade que vale a pena  pode estar bem mais perto do que você imagina.

Deus te abençoe!

Imagem: “Flautista” – Acrílica sobre tela – Autor: Luciano Luz (clique aqui e saiba mais)

Sair da versão mobile