Turismo & Sociedade

Governadora Fátima Bezerra participa da transmissão de Comando da PM do Río Grande do Norte -Foto: Arquivo Pessoal

SOLENIDADE DE TRANSMISSÃO DE COMANDO NA POLÍCIA MILITAR DO RN  

A prestigiada solenidade militar realizada as 16h na última sexta-feira (04) na sede da Polícia Militar em Natal contou presenças de autoridades civis e militares e marcou a transmissão de Comando da PM do Río Grande do Norte do Coronel PM Osmar José Maciel de Oliveira para o Coronel PM Alarico José Pessoa Azevedo Junior, conhecido nos meios sociais como Coronel PM Coronel Alarico Azevedo.

A Governadora Fátima Bezerra presidiu a solenidade que contou com as presenças do Almirante Leandro Comandante do 3o. Distrito Naval, do General Sydrião Comandante da 7a. Brigada de Infantaria Motorizada – Brigada Felipe Camarão, do Deputado Federal João Maia, da Desembargadora Zenaide. Bezerra, da Procuradora de Justiça e Delegada da Adesg RN, Zélia Madruga, do Coronel PM Francisco Araújo, Secretário da Segurança Pública do RN, do vereador Preto Aquino, representante da Câmara dos Vereadores de Natal, e de outras personalidades gradas. Fotos e texto de Liszt Madruga.

Confira em fotos exclusivas a cobertura da solenidade!

RN NA FEIRA “VAKANTIBEURS” NA HOLANDA

O Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participa de uma das mais importantes feiras do mercado europeu – a “Vakantibeurs”, em Utrech, na Holanda. O evento acontece de 09 a 13 de janeiro e terá como ponto alto para o Estado o lançamento do voo Amsterdã/Natal, previsto para começar a operar em novembro deste ano com duas frequências semanais. Na ocasião, estarão presentes representantes da Embaixada do Brasil na Holanda.

Esquerda/direita Ana Costa, titular da Setur RN com a Governadora Fátima Bezerra. Foto Cristina Lira

PROJETO GOVERNO CIDADÃO

Esta será a quarta participação do Estado potiguar, que levará estande próprio pela primeira vez. A secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Maria da Costa, destacou que a iniciativa é  o resultado de uma ação estratégica dentro da proposta de desenvolvimento econômico do estado através do turismo, fomentador da cadeia produtiva local. “Essa ação já vem sendo planejada e discutida com o trade e viabilizada através de recursos do Projeto Governo Cidadão, com investimento no estande do Rio Grande do Norte”, disse Ana Maria.

MATERIAL PROMOCIONAL DO RN

O Governo do RN levará material promocional dos seus cinco polos turísticos. Esses encartes destacam as nossas belezas naturais, além do nosso artesanato e da castanha de caju produzidos pelas cooperativas da agricultura familiar.

DESTINO AMÉRICA LATINA

A secretaria da Setur assinalou ainda que o público visitante da feira tem em média 51 anos de idade e o gasto aproximado por participante é estimado em 3 mil euros. “A América Latina é o segundo destino mais procurado da Europa, atrás apenas da Ásia. Precisamos aproveitar esse cenário favorável”, finalizou ela.

Estarão representando o estado na feira a secretária de Turismo do RN, Ana Maria da Costa, e representantes da hotelaria e outras entidades do trade turístico potiguar.

Crédito da foto: Cristina Lira

MAIS DESTAQUES DA SEMANA…..

Este Colunista em Sintonia com o Trade Turístico e a Sociedade Potiguar – Foto: Arquivo Pessoal

BENTO GONÇALVES (RS) INICIA TEMPORADA DA ESTAÇÃO VINDIMA

O ano de 2019 inicia com a aguardada colheita de uvas que abre a temporada de experiências que movimenta o enoturismo de Bento Gonçalves. A Secretaria de Turismo promove a Estação Vindima de 18 de janeiro a 18 de março.

Colheita de Uvas em Bento Gonçalves – Foto: Divulgação

A abertura oficial ocorre no dia 18, das 19h às 22h, iniciando na Praça Achyles Mincarone, no bairro São Bento, com a benção às uvas e a safra, seguido de procissão até a Rua Coberta.

O evento ainda proporciona 15 expositores que estarão comercializando no local – entre vinícolas, agroindústrias e restaurantes –, shows da banda Vocal Allegro e de corais da região, e momentos de relembrar os jogos típicos da imigração italiana, como mora. A Estação Vindima é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, com apoio de empreendimentos locais. Bento Gonçalves situada na encantadora serra gaúcha, é um forte e atrativo destino turístico histórico e cultural do Rio Grande do Sul, e do Brasil.

BENTO É A 27ª MELHOR CIDADE DO BRASIL E A 3ª MELHOR NO RS PARA FAZER NEGÓCIOS

A hospitaleira Cidade de Bento Gonçalves, RS. Foto Arquivo Asco

Em estudo divulgado pela Urban Systems, para Revista Exame, o município de Bento Gonçalves aparece como a 27ª melhor cidade do país para fazer negócios, e na 3ª posição no Rio Grande do Sul, somente atrás de Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. O Município, também, teve destaque em Desenvolvimento Econômico e Capital Humano.

FORAM AVALIADOS

Dentre os aspectos, considerados essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade, foram avaliados: população economicamente ativa, índice de desenvolvimento humano municipal, crescimento do produto interno bruto, percentual de empresas com mais de 100 empregados, renda média dos trabalhadores formais, Índice Firjan de Gestão Fiscal, que Bento Gonçalves ocupa a 1ª posição entre cidades com mais de 100 mil habitantes,  e crescimento da frota de automóveis, entre outros.

DIVERSIDADE ECONÔMICA

No indicador Desenvolvimento Econômico a cidade obteve a 6ª posição no Brasil, e 2ª no Rio Grande do Sul. O índice leva em consideração informações como diversidade econômica, empreendedorismo, comércio exterior, entre outras. Somente em 2018 1,4 mil empresas foram abertas no Município. A tramitação de processos passou a ser centralizada na Sala do Empreendedor, que realizou em 2018 mais de 16 mil atendimentos, uma média de 1.600 pessoas por mês. O registro de uma empresa micro ou pequena empresa que durava em média 58 dias passou a ser de sete a 15 dias. Somente em 2018, foram investidos R$ 168 milhões no município, a partir da ampliação de empreendimentos. A projeção é que cerca de R$ 288 milhões sejam aplicados na cidade nos próximos anos.

CAPITAL HUMANO

Outro índice que chama atenção é o Capital Humano que é medido através da sociodemografia econômica, e do setor de educação. De 2017 para 2018, Bento Gonçalves subiu 52 posições, ocupando o 23º lugar.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, a colocação no ranking é resultado de um conjunto de ações da Administração Municipal. “Estamos trabalhando para o fortalecimento da economia local, através da atração de investimentos na cidade e no apoio aos empreendedores. A pesquisa é um reflexo de iniciativas da gestão que buscam proporcionar um ambiente propício para novos negócios”, disse.

MAIOR POTENCIAL DO BRASIL

Além deste levantamento, Bento Gonçalves também foi apontada no último ano, como a 47ª cidade mais empreendedora do país. A pesquisa realizada pela plataforma Connected Smart Cities mapeou mais de 500 municípios e 700 projetos desenvolvidos pelos mesmos, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

ENCONTRO DE ESCOLAS DE ENOLOGIA DO BRASIL

O Campus de Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRGS) sediará o 2º Encontro de Escolas de Enologia do Brasil no mês de maio deste ano. O evento é voltado aos acadêmicos dos cursos Tecnológicos em Viticultura e Enologia, de Bacharelado em Enologia, aos professores, aos pesquisadores, aos profissionais e às empresas da área vitícola.

ASPECTOS TECNOLÓGICOS

O Encontro tem como objetivo discutir os aspectos tecnológicos, industriais, mercadológicos e políticos relacionados ao desenvolvimento da cadeia produtiva da vitivinicultura. Além disso, o evento tem como proposta aproximar as diferentes instituições de Viticultura e Enologia do Brasil e impulsionar a cooperação entre elas com as principais empresas ligadas ao setor vitivinícola.

AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS

No evento também será realizada a 1ª Avaliação Nacional de Vinhos das Escolas de Enologia do Brasil – Safras 2018/19 que já está com seu regulamento disponível para a inscrição das amostras. O prazo para inscrição na avaliação de vinhos e sucos é o dia 30 de março de 2019. (Fonte Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura).

Crédito da Foto: Arquivo Asco

Sair da versão mobile