Unidade de Saúde de Ponta Negra reabre com estrutura física totalmente reformada

A Unidade de Saúde da Família de Ponta Negra retomou, nesta segunda-feira (14), o atendimento à população na sede da unidade com a estrutura física totalmente reformada. A unidade passou por uma restauração de toda a estrutura física e ampliação de alguns setores, como forma de melhorar a ambiência e proporcionar maior conforto aos usuários e servidores.

Foram realizados serviços de pintura interna e externa, de salas, consultórios e banheiros; recuperação de fachada, paredes, calçamento; piso e de luminárias; troca de portas, janelas; revisão elétrica e hidrossanitária.

Foto: SMS

A ambiência está climatizada, com acessibilidade dentro dos padrões da NBR/9050, e as normas da Vigilância Sanitária. A obra da reforma e ampliação foi orçada no valor de R$ 267,298.21, oriundo de recursos da Prefeitura do Natal e do Programa Requalifica Atenção Básica do Ministério da Saúde.

A USF de Ponta Negra conta agora com quatro consultórios médicos; três salas de enfermagem; uma sala de odontologia com dois gabinetes odontológicos; uma sala de urgência da Atenção Básica (pequenas urgências); um consultório de psicologia; uma de ginecologia; uma farmácia; uma sala de expurgo; uma sala de regulação; um arquivo; uma sala de preparo; uma lavanderia; uma sala de curativo e retirada de pontos; uma sala de vacinação; um salão de convivência; uma sala dos agentes de saúde; uma copa; dois almoxarifados; sala de direção e administração; e, cinco banheiros.

Durante o período em que a unidade de saúde estava passando por reforma, entre os meses de junho a dezembro de 2018, os serviços continuaram em outros locais da região, devidos as parcerias do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Escola Municipal Jerônimo Albuquerque e espaço ofertado pela população. Ou seja, a população de Ponta Negra não ficou desassistida. Foi realizado atendimento com consultas médicas com regulação e de psicologia, vacinação, visitas domiciliares, entrega de medicamentos de tuberculose e de insulina, atividades educativas e ações do Projetos Saúde na Praia e Vila em Movimento.

Atualmente, a Unidade de Ponta Negra oferta serviços de atendimento médico, visita domiciliar da estratégia da Saúde da Família; Crescimento e Desenvolvimento (CD) coletivo; planejamento familiar; vacinação; nebulização; curativo e retirada de pontos; distribuição de sulfato ferroso para gestante; aplicação da vitamina A; teste rápidos de HIV/Sífilis/Hepatite; preventivos; sorologia de gestantes; distribuição de preservativos; e prática integrativas. Além disso, a unidade conta com o suporte de uma equipe do Consultório na Rua – apoio a população em situação de rua aos serviços de saúde. Dispõe dos Projetos “Saúde na Praia” e “Vila em Movimento” e realiza atividades educativas periodicamente.

O morador José Gabriel de Sousa relatou estar satisfeito com os serviços ofertados. “Nasci aqui em Ponta Negra e estou sempre na unidade de saúde. Sempre que preciso de atendimento em saúde, venho aqui e sou bem atendido. Agora está ótimo porque melhorou a estrutura e isso traz mais conforto e melhora nosso atendimento”.

“Sou moradora de Ponta Negra há dez anos. Sempre que preciso sou muito bem atendida. Agora o atendimento está excelente, melhorou a unidade de saúde e o atendimento está mais organizado”, declarou Maria Alice da Silva Morais.

Foto de capa: Google Maps

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile