Golfinho é resgatado na Praia de Pitangui, litoral norte do RN

Publicidade

Um golfinho ferido foi encontrado no início da manhã desta terça-feira (15) em Pitangui, distante 30 quilômetros do centro de Natal, por banhistas que estavam na praia. O animal marinho estava bem próximo à beira-mar quando foi visto por um pescador que trabalhava no local. O homem fez os primeiros socorros e acionou a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam).

De acordo com o policial da Cipam Alisson Alves, o golfinho possui dois ferimentos na região da barriga. “Nós identificamos os ferimentos na parte inferior do animal. Provavelmente, os cortes foram causados quando ele tentava escapar de um ataque de tubarão, em alto-mar”. Biólogos do Projeto Cetáceos da Costa Branca estão na praia para auxiliar nos cuidados do animal.

Os biólogos aplicaram soro, remédios e vitaminas para ajudar na recuperação rápida do mamífero. Eles devem permanecer com o animal até que ele esteja preparado para voltar ao mar. A espécie de águas profundas chegou à encosta do litoral para que recebesse cuidados. Ainda de acordo com Alisson Alves, o grupo em que o golfinho pertence está a um quilômetro esperando o retorno do animal.

Todo o cuidado está sendo realizado dentro do mar. Essa medida auxilia na recuperação eficaz do golfinho. “A equipe de resgate está dentro do mar realizando os procedimentos com o animal. Isso ajuda porque assim ele não fica estressado”, declarou Alisson.

Fonte: OP9 RN

Imagem: Cipam/Divulgação

Sair da versão mobile