Fundação Rampa vai celebrar 76 anos da Conferência do Potengi

Foto clássica de Vargas e Roosevelt, em Natal no ano de 1943

Publicidade

A Fundação Rampa realiza na manhã do sábado (26), em Natal, a encenação histórica da Conferência do Potengi, que retrata o encontro dos presidentes brasileiro Getúlio Vargas e americano Franklin Delano Roosevelt. Para celebrar a data, a instituição abrirá ao público pela primeira vez seu acervo em uma exposição permanente com centenas de itens históricos.

A encenação da Conferência do Potengi está em sua 11ª edição, celebrando 76 anos da conferência original ocorrida em 28 de janeiro de 1943, que foi decisiva para o envio de tropas brasileiras para combater na 2ª Guerra Mundial. Na ocasião, os presidentes do Brasil e Estados Unidos estiveram em Natal para tratar do assunto e formular um dos mais importantes documentos diplomáticos da história nacional.

O presidente da Fundação Rampa, Leonardo Dantas esclarece que a encenação acontece todos os anos com a ajuda de voluntários e entusiastas, destacando a importância desta edição tendo em vista a abertura da exposição permanente. Os itens estão expostos e uma residência cedida à Fundação Rampa por um colaborador da entidade, localizada na rua Professor Antônio Campos, 2290, Lagoa Nova, apenas neste sábado, das 8h às 13h. Após este período, o acesso se dará por agendamento.

“Durante algum tempo esperamos a conclusão do prédio histórico do complexo da Rampa, em Santos Reis, mas como não se tornou uma realidade até este momento, decidimos colocar em prática a ideia de ter uma exposição permanente com nosso acervo, atendendo a uma cobrança da sociedade”, explicou o presidente.

Ele detalhou que entre os itens se destacam medalhas, fardas, peças de aeronaves, restos de prédios históricos, fotografias e vídeos. De acordo com ele, os itens incluem fatos ocorridos entre os anos de 1902 e 1946, desde Augusto Severo até o fim da Segunda Guerra.

“Elencamos datas e fatos que de alguma maneira marcaram ou contribuíram para a transformação social, cultural e econômica do Rio Grande do Norte através da aviação. Além dos itens, contamos com o relato oral e escrito de dezenas de natalenses que vivenciaram este período e aos poucos este material também será acessível ao público”, afirmou.

A encenação

No sábado (26), um comboio de veículos históricos e militares partirá da exposição com destino ao prédio da Rampa, em Santos Reis, passando pelas principais avenidas de Natal, encerrando o percurso na rua Professor Antônio Campos, 2290, Lagoa Nova. No jeep principal irão os atores encenando os presidentes Roosevelt e Vargas, além do motorista e o almirante Jonas Ingram.

Fonte: Agora RN

Imagem: Dompinio Público

Sair da versão mobile