Turismo & Sociedade

A 24ª FIART ACONTECE NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE NATAL

24ª edição da Fiart , reúne artesãos das cinco regiões do Brasil e de países como Senegal, Bolívia, República Tcheca, Peru, Madagascar e Colômbia – Foto: Canindé Soares

A 24ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) começou na última sexta-feira (25), as 16h, no novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal.  O evento reúne artesãos das cinco regiões do Brasil e de países como Senegal, Bolívia, República Tcheca, Peru, Madagascar e Colômbia.  A expectativa de público, de acordo com o organizador da feira, Neiwaldo Guedes, é de aproximadamente 70 mil pessoas durante os 10 dias de feira.  Em 2018, a Fiart movimentou R$ 6,8 milhões com a venda e comercialização de produtos. A meta é superar esse montante.

Foto: Canindé Soares

O internacional evento que se realiza no período da alta estação, já está definitivamente consolidado no calendário turístico da Natal. A FIART gera renda, movimenta a economia local e promove o trabalho de artesãos de brasileiros, especialmente dos potiguares, e estrangeiros. Nesta edição, 250 artesãos potiguares vão expor e comercializar o que produzem no estande do Governo do Rio Grande do Norte que dá apoio a feira por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Ação Social – SETHAS.  No estande da Prefeitura do Natal, também parceira na realização do evento, serão 70 artesãos de Natal e grupos da Economia Solidária.

Foto: Canindé Soares

Para isso, a estrutura montada no Centro de Convenções de Natal conta com muitas atrações e muitas novidades e tem com objetivo atrair o apreciador do artesanato, como também quem gosta de programação cultural diversificada, com música, gastronomia, lazer e entretenimento em só um lugar.

Foto: Canindé Soares

NO CALENDÁRIO DO TURISMO

Já consolidada no calendário turístico de Natal – realizada no período da alta estação -, a Fiart gera renda, movimenta a economia local e promove o trabalho de artesãos de brasileiros, especialmente dos potiguares, e estrangeiros.  Nesta edição, 250 artesãos potiguares vão expor e comercializar o que produzem, no estande do Governo do Rio Grande do Norte. A Fiart tem o importante apoio da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Ação Social – Sethas, e a participação da Prefeitura do Natal, que apóia a feira, com participação de 70 artesãos da capital potiguar,  e de grupos da Economia Solidária.

Foto: Canindé Soares

PARTICIPAÇÃO NACIONAL

Minas Gerais tem participação expressiva na 24ª edição da Fiart. Os artesãos da Terra das Alterosas, contam com o apoio do Governo de Minas Gerais, e têm 14 estandes exclusivos para apresentação do tradicional artesanato mineiro ao público.  Os Estados de São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Goiás, Sergipe, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Acre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal, participam da Feira.

Foto: Canindé Soares

A edição 2019, além do diversificado e rico artesanato exposto, conta com novidades como workshops e concurso de fotografias, minicursos de artesanato, espaços kids e gastronômico, com a participação de seis cervejarias artesanais do Rio Grande do Norte, além da promoção da arte da cultura de municípios participantes no dia dedicado a homenagear as cidades.

Foto: Canindé Soares

DIA DAS CIDADES

Para homenagear os municípios potiguares que participam do evento, por meio da promoção da arte e da cultura, no período de 26 a 29 deste mês, a programação da feira terá o “Dia das Cidades”, com uma noite dedicada a apresentações culturais e artísticas, oficinas e exposição do artesanato produzido por um dos municípios participantes. As quatro cidades participantes são: Parnamirim (26/01); São Gonçalo do Amarante (27/01); Macau (28/01) e Ceará-Mirim (29/01).

MINICURSOS DE ARTESANATO

Na Fiart, os visitantes além de apreciar o artesanato, poderão aprender técnicas de pintura decorativa, scrap festa, encadernação e scrapbook nos minicursos que serão ministrados pela equipe da Vitrine da Arte de 29/01 a 01/02 (terça a sexta-feira). Serão disponibilizadas 20 vagas por minicurso, com carga horária de 2 horas. As inscrições serão realizadas 30 minutos antes do início de cada aula. Para participar, o interessado pagará apenas uma taxa de R$ 25,00, referente ao material, composto por apostila + kit de ferramentas de artesanato.

Foto: Canindé Soares

WORKSHOPS DE FOTOGRAFIA

Quem gosta de fotografia terá a oportunidade de aprender novas técnicas usando câmeras e smartphones e de impressão em workshops gratuitos (inscrições no local) de fotografias. As aulas serão ministradas de 26 de janeiro a 02 de fevereiro. São 20 vagas por turmas, sendo: Fotografia com Celular, ministrado pelo internacional Canindé Soares; Fotografia Básica, por Henrique José e Preparando arquivos para impressão, ministrado por Pablo Pinheiro.

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS

Durante a Fiart, o Concurso de Fotografia premiará as melhores fotos, registradas de câmera profissional ou celular. Os participantes terão que postar a foto na rede social Instagram, usando a hashtag (#) de acordo com a categoria escolhida. Para fotos das apresentações culturais, postar a foto e marcar a hashtag #FiartConcursoCultural; já para fotos das peças de artesanato expostas na Feira, postar a foto com a hashtag #FiartConcursoExpo. As três melhores fotos, avaliadas pelo público e pela banca de especialistas, em cada uma das duas categorias, receberão premiação em dinheiro e serviços. As hashtags podem começar a ser postadas do primeiro dia da Feira, 25 de janeiro, até 1º de fevereiro de 2019. O resultado com a premiação será apresentado ao público no dia 2 de fevereiro. O regulamento do concurso está disponível do site http://feirafiart.com.br/concurso-de-fotografia/

Foto: Canindé Soares

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A Fiart Cultural – Espaço para promoção artístico-cultural potiguar, com apresentações diárias, a partir das 18h, de atrações como orquestras; danças orientais; rituais indígenas; shows artísticos; mostra de artes circenses e literatura de cordel. Na noite de hoje, o show de encerramento é com a cantora acariense Iranilda Santana, a Deusa Nordestina do Forró.

Foto: Canindé Soares

DANÇAS FOLCLÓRICAS

O 17º Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas – Homenageando a desenhista, pintora, atriz, escritora, diretora e coreógrafa, Séphora Bezerra, a 17ª edição do festival acontecerá a partir do dia 30 de janeiro e prossegue até o dia 2 de fevereiro, reunindo grupos do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba em apresentações de expressões culturais tradicionais da região Nordeste como o Coco de Roda (RN); Caboclinho ( PE)/(RN); Papangus (PE); Maracatu (PE); Xaxado (RN/PB); Araruna (RN); Pastoril de Dona Joaquina (RN); e a Capoeira (RN).

Estandes apresentam produtos de artistas regionais e locais – Foto: Canindé Soares

NO ESTANDE DA SETUR RN

O estande da Setur/Emprotur terá participação dos municípios de São Miguel do Gostoso, Pipa, Martins, Mossoró, Passa e Fica e Parelhas. O estande tem 12 metros e vai trabalhar a regionalização do turismo potiguar divulgando os cinco pólos do Estado.

Organizador da feira, Neiwaldo Guedes – Foto: Canindé Soares

A Fiart é organizada pela conceituada empresa Espacial Eventos, e conta com o apoio do Governo do Estado, Governo Federal, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro e do Ministério da Cultura, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – Sebrae – e Prefeitura do Natal. Outras informações disponíveis no site www.feirafiart.com.br.

MAIS DESTAQUES DA SEMANA…..

Este Colunista em Sintonia com o Trade Turístico e a Sociedade Potiguar – Foto: Arquivo Pessoal

APROVA EM PRIMEIRA DISCUSSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL PROJETO DE LEI QUE FAVORECE AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE EM NATAL

Votação na Câmara Municipal – Foto: Moraes Neto.

O Projeto de Lei Complementar nº 001/2018, do Executivo Municipal, que “Institui no município de Natal o tratamento diferenciado e favorecido às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, aos microempreendedores individuais e empreendimentos econômicos solidários” foi aprovado na quarta-feira, 23, em primeira discussão, durante sessão extraordinária da Câmara Municipal de Natal.

“Esta aprovação, embora ainda apenas em primeira votação, é um passo importantíssimo para todos os empreendedores e microempreendedores da cidade de Natal, que passam a contar finalmente com segurança jurídica e um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos seus negócios, que são o pilar da geração de emprego e renda para os natalenses”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

Presidente Marcelo Queiroz – Foto: Fecomércio

O presidente da Fecomércio RN e do Conselho Deliberativo do Sebrae fez questão de pontuar que a nova legislação traz avanços e corrige distorções em relação à que estava em vigor, além de contar com a disposição do prefeito Álvaro Dias de, efetivamente, colocar as novas regras em vigor.

O PL Complementar revoga a Lei Municipal nº 6.025/2009 (que trata da implantação do âmbito local do Estatuto Nacional da Microempresa – ME e da Empresa de Pequeno Porte – EPP), altera a Lei Complementar nº 055/2004 (Código de Obras), bem como a Lei nº 4.885/1997 (que trata do Relatório de Impacto sobre o Tráfego Urbano – RITUR).

Todos os municípios do Rio Grande do Norte já possuem leis específicas de incentivo às microempresas e empresas de pequeno porte. Este novo instrumento irá desburocratizar algumas situações, como a emissão de alvarás, por exemplo, que antes seguiam o Código de Obras, e que agora serão simplificados, como determina a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O documento está sendo considerado um marco fundamental para o desenvolvimento econômico de Natal, com estímulo às micro e pequenas empresas da capital, que serão beneficiadas com um ambiente mais favorável aos negócios, desembaraço fiscal e burocrático, maior competitividade e com a abertura de novos mercados.

As MPEs e os MEIs correspondem a cerca de 87% das empresas existentes no Estado, sendo que 78% delas são dos segmentos de Comércio e Serviços (sendo 45% no Comércio e 33% nos Serviços). Em Natal, elas representam 84% das empresas e responderam, no ano passado, por quase 95% dos empregos formais gerados.

A sessão foi concorrida e contou com a presença de vários membros da diretoria do Sistema Fecomércio RN. O vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, Luiz Lacerda, que também comemorou a aprovação.

Empresário Luiz Lacerda, Presidente do Sindicato do Comércio Varejistas de Macaíba – Foto; Fecomércio

“Como bem sabemos, uma das causas da crise econômica é o desemprego. Com a aprovação desta lei, e a consequente simplificação dos processos, será um estímulo à geração de empregos e renda” , declarou Luiz Lacerda, Presidente do Sindicato do Comércio Varejistas de Macaíba.

Entre os pontos mais importantes do projeto estão a elaboração de um Plano anual de compras e cadastro fornecedor; a divulgação de um banco de oportunidades e a criação de um comitê gestor de compras; licença simplificada para empreendimentos de baixo risco; aplicação de menor alíquota de IPTU (residencial ou empresarial) para o MEI e ME, quando a atividade for exercida na própria residência e isenção nas taxas do MEI ou ME exercer atividade comercial no imóvel em que reside.

Vice-presidente da entidade e da Federação das Associações Comerciais do Estado, Itamar Manso Maciel.

“Este assunto é de suma importância, e vai beneficiar diretamente o setor produtivo e a sociedade civil organizada, que será contemplada com uma lei que vai permitir que as empresas possam trabalhar, e que o empreendedor volte a gerar emprego”, reforçou o vice-presidente da entidade e da Federação das Associações Comerciais do Estado, Itamar Manso Maciel.

Crédito das Fotos: Canindé Soares,Moraes Neto e Fecomércio.

 

Sair da versão mobile