Comprometimento é via de mão dupla. Por Jean Tavares Leite

Comprometimento é via de mão dupla - Foto: Shutterstock.

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Um belo dia você monta um negócio, tira do papel uma idéia (com acento sim, porque eu sou antigo e acho horrível abolir o acento dessa palavra) e vai à luta, monta uma empresa. Além das questões materiais, você vai precisar de gente. Gente que, além de ser competente, deve estar engajada, comprometida com seu projeto, com o seu sonho. Você sabe que sozinho não se faz nada.

Infelizmente, na vida real, no cotidiano das empresas, a coisa nunca é tão simples assim. Um dos principais temperos, o comprometimento, muitas vezes, fica faltando. E é um festival de gente desmotivada, distraída, fazendo um trabalho de péssimo nível e atrasando aquele projeto bacana que você tinha. Gente que trabalha olhando para o relógio e esperando o fim do expediente.

Por que danado as pessoas não estão comprometidas com minha empresa?

Ouço isso muitas vezes e sempre devolvo a pergunta: Você está comprometido com as pessoas que trabalham em sua empresa? Aí é um tal de mimimi de empresário, difícil de engolir depois de alguns anos de mercado. Cada desculpa mais mirabolante que a outra.

Às vezes penso que estou diante de um santo católico. Outro dia um amigo, dono de uma construtora, Com um índice de rotatividade maior que o giro de um ventilador, me disse que oferecia absolutamente TUDO o que era necessário para que o seu pessoal tivesse dedicação total e eles eram mal agradecidos. Cai na besteira de perguntar o quê. Ele respondeu… Vale transporte.

Se você quer gente completamente dedicada, fazendo a diferença em suas empresas, você tem que dar a elas, exatamente o que você espera que elas lhe deem. COMPROMETIMENTO!

Acho que esse não é um conceito difícil de entender. Não precisa de pós-doutorado em psicologia organizacional para se compreender que quanto mais as pessoas são bem tratadas, bem acolhidas em uma empresa, mais elas devolvem essa atitude, com maior comprometimento pelos objetivos da mesma.

Estou falando de coisas simples aqui. Respeito no tratamento, atenção verdadeira, diálogo em todos os níveis. Estou falando de interesse pelo colaborador, seja em que cargo ele esteja, do mais simples ao mais complexo. Estou falando do olho no olho, no sorriso de bom dia, estou falando de educação honesta de pessoa para pessoa. Acolhimento, lealdade mútua, parceria em todos os setores.

Se for uma empresa pequena, que acabou de nascer e tem meia dúzia de colabores, também é possível engajá-los. Devolva a dedicação, é o que sempre digo aos meus clientes empresários. Converse com sua equipe, compreenda-os, ousa os seus sonhos e medos. Se você quer que eles tenham todo o tempo para o SEU projeto, tenha tempo para eles.

Claro, se a empresa está no azul maravilhoso e pode bancar um excelente pacote de benefícios, com direito a plano de saúde completo para os familiares, refeição e vales alimentação, viagens de bônus, participação em resultados, ótimo. Amplie isso, mas compreenda, isso é a ponta do iceberg.

Forneça a cada um de seus colaboradores as melhores e possíveis condições de trabalho, com presteza, dê a todos, condições de crescimento profissional e pessoal. Pergunte-se devagar: Que experiências positivas trabalhar em minha empresa oferece a quem trabalha nela? A resposta é o passaporte para ter sempre gente engajada e por longos prazos.

O tempo de empresas frias, calculistas, focadas no trabalho em si, ficou no século passado. Moderne-se dinossauro, inove também na gestão de suas equipes. Não esqueça, equipes de alto desempenho são feitas de gente, não de máquinas. Promova a verdadeira parceria com seus colaboradores.

Jean Tavares Leite é Psicólogo Organizacional e professor universitário. jeantavares@bol.com.br

Crédito da Foto: Shutterstock.

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