Saúde reforça ação de conscientização e controle do Aedes aegypti em Felipe Camarão

Publicidade

Nesta terça-feira (5), foi iniciada uma ação de sensibilização para o controle do Aedes aegypti no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal, que durará até esta quarta-feira (6). O evento é uma parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde e a Fiocruz, tendo o objetivo de conscientizar a população para colaborar com a instalação e monitoramento das estações disseminadoras de larvicidas (armadilhas).

A programação contou com panfletagem e instalação das estações nas residências. “Essa ação de conscientização é de extrema importância para que possamos ter acesso a essas casas, já que nossa maior dificuldade é o medo dos moradores da violência e acabam não nos deixando entrar”. conta Andréa Santos de Souza, agente de endemias.

As estações disseminadoras têm o objetivo de descobrir quais espécies de mosquito existem naquela região, assim podendo posteriormente combatê-las. Para isso é colocado um depósito com água recoberto com um tecido, que previamente teria sido aplicado larvicida, dentro das casas dos moradores, servindo de atrativo para os mosquitos. Atraído pela água, o mosquito se contamina com larvicida, de forma que os ovos colocados por ele morrerão logo em seguida. Além disso, o mosquito contaminará outros lugares que os agentes de saúde não têm acesso, como pneus e cascas de ovos.

Para que esse sistema funcione foram instaladas 410 estações disseminadoras em Felipe Camarão que serão monitoradas por cinco agentes de saúde uma vez por mês, repondo a larvicida e colhendo as larvas para que as espécies de mosquito possam ser identificadas. Já o papel do morador é repor a água do balde, que acaba evaporando, uma vez por semana.

“É uma forma de ajudar a combater os focos de mosquito. Essa ação ajuda a sensibilizar a vizinhança, porque tem que ser um trabalho de toda a comunidade para que o resultado seja efetivo.” ressalta Francisco Santos, morador de Felipe Camarão.

Imagem: Reprodução/SMS

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile