Prefeitura de Natal negocia retirada de 13 famílias de área de risco no Jacó

Publicidade

A Prefeitura do Natal espera remover até o final de fevereiro 24 famílias que vivem na Comunidade do Jacó, na Praia do Meio, em função do iminente risco de desabamento da área. O Município já fechou acordo com os moradores, que serão deslocados para apartamentos no Condomínio Residencial Village da Prata, no Planalto, zona Oeste da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Carlson Gomes, outras oito famílias já foram transferidas para o Residencial São Pedro, na Ribeira. Falta definir, agora, o destino de mais 13 famílias, que se negam a deixar a região. Com esses moradores, a Prefeitura do Natal negocia o pagamento de uma indenização para convencê-los a atender a orientação de sair do local. “Essa avaliação está feita pela Semov [Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura]”, contou Carlson Gomes.

Enquanto persiste a negociação com as 13 famílias restantes, a Prefeitura do Natal faz diariamente o monitoramento da situação da região, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Existe a expectativa, também, de que o prefeito Álvaro Dias decrete situação de emergência em função do risco de desabamento, o que facilitaria a obtenção de recursos para ações de intervenção na área. Essa decisão, contudo, depende da conclusão de laudos de engenharia e geologia, que estão sendo providenciados.

A Prefeitura espera realizar as intervenções necessárias no Jacó antes da chegada do período chuvoso, que deve se intensificar no meio do ano e aumentar o risco de desabamento. “Não queremos que aconteça o que houve em Mãe Luiza, em 2014. Estamos presentes no local. Na rua Lins Bahia, por exemplo, há até rachadura no asfalto. Há casos de casas se descolando da rua e em algumas residências têm até três níveis de pisos. Estamos fazendo um trabalho de conscientização”, pontuou Carlson Gomes.

Imagem: José Aldenir

Fonte: Agora RN

Sair da versão mobile