Você acredita em fadas e duendes? Por Jean Tavares Leite

Sem conhecimento técnico, sem as condições necessárias, os recursos internos, qualquer negócio está fadado ao fracasso – Foto: Pr Michael Aboud

Estamos no terceiro milênio, século XXI, os conhecimentos sobre administração, gestão de negócios e áreas correlatas, avançaram bastante. Pesquisas, estudos, aprofundamento de hipóteses, desenvolvimento de teorias sólidas, validações de práticas, enfim, trabalho sério neste campo do conhecimento humano.

Mas, infelizmente, algumas pessoas insistem em acreditar em falácias, em contos mirabolantes, em fantasias milagrosas em todas as áreas da vida, e, claro, o mundo corporativo não fica de fora. O pensamento mágico é algo reconfortante e convidativo, mas é tão vazio quanto uma bolha de ar.

Com toda certeza você já ouviu repetidas vezes coisas como “Só é pobre quem quer”, “empreenda e tenha o sucesso completo”, “Saia da zona de conformo e se torne um milionário em sete passos”, “dez dicas para ser uma pessoa rica” entre outras bobagens de autoajuda que há muito tempo ajudam a quem escreve e dissemina esse tipo de literatura.

Claro, eu compreendo e peço sua atenção para isso, é muito mais confortável, prazeroso, acreditar em milagres. Esse tipo de crença no mitológico, no mágico, está em nosso cérebro, é um padrão. Quem nunca, nunca mesmo, desejou ter super poderes? Quem nunca, em uma noite de insônia, não desejou voltar no tempo? Quem nunca torceu por um milagre incrível?

Mas, no mundo dos adultos, por assim dizer, o fato é que sorte, milagre, poderes incríveis, são atropelados pela vida real. Você pode até ter uma história bacaninha de alguém que estava à beira da morte, ou tinha perdido tudo e de repente “o milagre aconteceu”. Quando tudo conspirava por um desfecho ruim, o jogo mudou completamente e a vitória chegou, sem nenhuma ação humana.

Não quero fazer você perder suas crenças, ora quem sou eu para fazer isso, mas preciso insistir aqui. A vida é feita de probabilidades. Simples assim. No campo dos negócios, como em todos os outros campos da vida, é preciso ter evidencias concretas, dados precisos e confiáveis, é preciso trabalhar duro, arregaçar as mangas, ter tempo para maturar os processos e… Ampliar as probabilidades de êxito.

Sem conhecimento técnico, sem as condições necessárias, os recursos internos, qualquer negócio está fadado ao fracasso. Não nos deixemos iludir por cases de sucesso com dados superficiais sobre os mesmos. Por trás daquela linda história do sujeito que vendia pirulito na feira da periferia e hoje tem um carro importando de luxo e uma mansão de dez quartos, tem tantas, mas tantas informações não reveladas, tanta ciência, que você nem imagina.

O que realmente me preocupa é ver que às vezes, o empreendedor tem uma boa ideia, um produto bacana, mas se deixa levar por esse pensamento mágico de que, com sorte, as coisas positivas vão acontecer rapidamente, por encanto. E, claro, quando isso simplesmente não acontece, bate aquela frustração dolorosa e todo o negócio é abandonado.

Não busque atalhos, invista em ciência, invista em formação, invista em aquisição de bons profissionais para o seu projeto. Faça um planejamento estratégico de seu negócio, observe os dados econômicos, seus concorrentes, as tendências do mercado de atuação. Trabalhe duro, diariamente, utilizando o que há de informações consolidadas, ferramentas de gestão comprovadamente eficazes.

Tenha perseverança porque muitas vezes, e existem milhões de exemplos disso, o sucesso de um negócio demora anos, persiga o seu objetivo, sua meta, sem queimar etapas ou esperar por milagres mirabolantes… Seja você o milagre!

Jean Tavares Leite é Psicólogo Organizacional e professor universitário.

jeantavares@bol.com.br

Crédito da Foto: Reprodução/Pr Michael Aboud

 

Sair da versão mobile