Motivação para fazer acontecer! Por Jean Tavares Leite

Garra, pique, determinação, vontade, sede por conquista, capacidade de entrega, foco em resultados, ou seja, Motivação - Foto: iStock Business

Todos os anos a gente escuta a Célebre frase: No Brasil as coisas só acontecem depois do carnaval. Nós reclamamos, nós citamos diversos exemplos de empresas que trabalham duros antes do carnaval e até durante o carnaval, mas, olha, sinceramente, as coisas começam a aquecer mesmo é depois do carnaval.

Tudo bem, calma, o mundo não vai se acabar se você concordar com isso. É besteira ficar chamando os outros de preguiçosos porque não começaram antes do carnaval. Não precisa arranjar briga por causa desse fato.

Então o carnaval, o bendito carnaval, festa brasileira, profana, das mais badaladas do mundo, passou. Quarta-feira de cinzas, de rescaldo, de ressaca, de arrependimentos, de mil histórias boas ou ruins para contar, passou. E agora?

Agora chegou a hora!

Não tem mais enrolação, não tem mais desculpa. NADA. Chegou a hora de ir para cima dos objetivos, chegou a hora de fazer acontecer, sangue no olho e faca nos dentes, sem reserva, sem arrodeio,

É hora de colocar em prática o planejamento, o plano de ação, tudo, absolutamente tudo o que você precisa fazer para entregar resultados. Lembrando aquela ferramenta de gestão, o Ciclo PDCA, chegou a hora do D (de Do (Fazer) em inglês). Chegou a hora de executar, produzir.

Um aspecto é fundamental, MOTIVAÇÃO.

Aí você pode chamar como quiser aqui. Garra, pique, determinação, vontade, sede por conquista, capacidade de entrega, foco em resultados, enfim, você pode sentir essa energia boa que vem lá de dentro de sua mente e invade todo o seu corpo e te leva à frente.

Sim, chegou a hora de colocar o modo motivação no nível máximo.

Dificuldades, problemas, barreiras, crises, sempre, impreterivelmente sempre baterão a sua porta. E costumam aparecer quanto você menos espera. Assim é a vida, cito o ditado popular: “Mar calmo não forma bons marinheiros”.

Mas, apesar de todas as rasteiras e dificuldades da vida, acredite, ela vale a pena se você tiver garra, se você tiver paixão por viver. Você, tendo motivação, sabe que por mais que a tempestade esteja arrasadora, um dia ela passa. Tempestades não duram para sempre. E no final, lembrando aqui o filósofo Friedrich Nietzsche, você estará mais, muito mais, forte.

O que te move, sempre, será esse sentimento que chamamos genericamente de motivação. Não tem? Olhe em volta, faça uma reflexão, medite, busque ajuda, faça o que for preciso, mas ache o que danado te move, o que te faz sonhar, o que te faz desejar. Não precisa ser a cura do câncer ou acabar com a fome no mundo, sem exageros, por gentileza. Mas algo que te impulsione a se desafiar todos os dias.

Agora lhe faço um convite, releia esse texto. Mas, releia com bastante energia nas frases, em cada palavra. Se possível releia em voz alta. Em pé. Releia com vibração, com entusiasmo. Porque esse texto não é um texto de constatação, nada disso. Esse texto, caro leitor, é um convite…

Bora fazer acontecer?!!!

Jean Tavares Leite é Psicólogo Organizacional e professor universitário.

jeantavares@bol.com.br

Crédito da Foto: iStock Business

 

Sair da versão mobile