Turismo & Sociedade

Solenidade de posse dos Conselheiros do CMTUR Natal - Foto: Assessoria de Comunicação/ABIH-RN

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE NATAL EMPOSSOU NOVOS CONSELHEIROS E SUPLENTES

Posse de membro do Conselho Municipal de Turismo – Foto: Assessoria de Comunicação/ABIH-RN

O prefeito Álvaro Dias presidiu a solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (8) no Hotel Escola Barreira Roxa, de posse das entidades e dos respectivos Conselheiros e suplentes, para o biênio 2019-2020. Estiveram presentes representantes das entidades do setor turístico e autoridades do Município de Natal.

Conselho é composto por 26 membros que em conjunto vão atuar durante dois anos de mandato. Trata-se de um órgão deliberativo, consultivo, fiscalizador e de assessoramento, responsável pela elaboração de políticas públicas na área de turismo da capital potiguar.

Jornalistas Liszt Madruga e José Maria Pinheiro, presidente e diretor de marketing da ABRAJET RN, assinam o ato de posse no conselho – Fotos: Ilane/Prefeitura de Natal

IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS DE TURISMO 

O prefeito de Natal ressaltou a importância dos Conselhos Municipais de Turismo. “(…) Os conselhos são de suma importância porque possuem uma composição entre governo municipal e demais setores importantes da nossa sociedade. Precisamos incrementar o setor, uma área tão importante, que é o segmento do turismo que gera emprego e renda para a nossa cidade do Natal”, afirmou Álvaro Dias.

Empresários Júnior Câmara e Decca Bolonha assinam o ato de posse de Conselheiros – Foto: Ilane/Prefeitura de Natal

NOVO PLANO DIRETOR  

O prefeito Álvaro Dias na sua mensagem de saudação aos Conselheiros, afirmou a urgência na modernização  do Plano Diretor de Natal. Ele destacou que o atual Plano Diretor está superado, e é um empecilho para “(…) incrementarmos o desenvolvimento do turismo natalense”, disse Álvaro Dias, destacando a imperiosa necessidade de um novo Plano Diretor para fazermos para Natal. “Temos uma orla marítima feia, fora do contexto da modernidade conjuntural, que precisa de uma profunda transformação, para dotarmos Natal na cidade mais bela do Brasil, e para que isso ocorra, sem delonga, tornar-se imperioso um novo Plano Diretor”. Sintetizou.

CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA TURÍSTICA 

O empresário Fernando Fernandes, que já exerceu o cargo de secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, de São Gonçalo do Amarante, e novamente de Natal (foi secretário na gestão da prefeita Wilma Faria – 1999 a 2001), está muito otimista para o crescimento da indústria turística de Natal.

Para Fernando Fernandes, presidente do Conselho de Turismo a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo de Natal “(…) É um passo muito significativo para consolidar a política pública na área de turismo de forma participativa e democrática. É um dos pilares de desenvolvimento do município em promover ações para o turismo ser ainda mais relevante na nossa cidade”, disse o secretário Municipal de Turismo de Natal.

O vereador Felipe Alves, jornalista Liszt Madruga, prefeito Álvaro Dias e Fernando Fernandes, secretário-geral de Turismo de Natal – Foto: Ilane/Prefeitura de Natal

A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHEIROS 

Os conselheiros têm funções consultivas e deliberativas no planejamento e formulação da política municipal e fiscalizadora visando elaborar políticas públicas na área de turismo. Entre as competências estão: opinar na elaboração do calendário turístico do município; programar e executar amplos debates sobre temas de interesse turístico; propor aos órgãos competentes o planejamento e a execução de obras de infraestrutura, a fim de promover atividades turísticas de forma adequada.

MEMBROS DO CONSELHO DE TURISMO 

Representando a Secretaria Municipal de Turismo – SETUR: Presidente: Fernando Fernandes de Oliveira; Vice-Presidente: Francisco Soares de Lima Junior. Representando a Secretaria Municipal de Cultura – SECULT: Titular: Josenilton Tavares; Suplente: Odinélha Silva Targino Bezerra. Representando a Secretaria Municipal de Planejamento – SEMPLA: Titular: Joanna de Oliveira Guerra; Suplente: Milízia Brandão Meza Ucella. Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB: Titular: Thiago de Paula Nunes Mesquita; Suplente: Eudja Maria Mafaldo Oliveira. Representando a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SEMSUR: Titular: Jonny Araújo da Costa; Suplente: Irapoã Nóbrega Azevedo de Oliveira. Representando a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS: Titular: Maria José de Medeiros; Suplente: Valdelêda Medeiros de França. Representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES: a) Titular: Isaque Nicácio de Brito Júnior; Suplente: Francineide Maria Francelino. Representando a Câmara Municipal de Natal – CMN: Titular: Felipe Alves; Suplente: Júlia Arruda. Representando a Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/RN: Titular: Solange Araújo Portela; Suplente: Mércia Maria Pereira Motta. Representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC/RN: a) Titular: Jaime Calado Pereira dos Santos; Suplente: Paulo Macedo Filho. Representando a Banco do Nordeste do Brasil – BNB/RN: Titular: Agnelo Peixoto Neto; Suplente: Onireves Cardoso de Araújo. Representando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/RN: Titular: Márcio Alekssander Granzotto Kuntze; Suplente: Márcia Rossana de Oliveira. Representando a Superintendência do Patrimônio da União – SPU/RN: Titular: Neilor Afonso Castiel Barbosa; Suplente: Analu Correa Amaro.

Mércia Mota, Solange Portela e Iacy da Mata, Conselheiras do CMTUR Natal – Foto: Ilane/Prefeitura de Natal

ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO SEGMENTO E SETOR TURÍSTICO 

Representando a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN – ABIH/RN: Titular: José Odécio Rodrigues Júnior; Suplente: Gabriela Duarte. Representando a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RN – ABRASEL/RN: Titular: Artur Fontes; Suplente: Glauco Gobbato. Representando a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens do RN – ABAV/RN: Titular: Paulo Henrique da Silva Alexandre; Suplente: Rosangela Helena Farias da Costa. Representando a Associação Brasileira dos Jornalistas e Escritores de Turismo do RN-ABRAJET/RN: Titular: Liszt Coutinho Madruga; Suplente: José Maria Pinheiro. Representando a Natal Convention & Visitor Bureau – NatalCVB/RN: Francisco Barbosa de Albuquerque; Suplente: Leandro Pinheiro di Martins. Representando a Federação do Comercio, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte – FECOMÉRCIO/RN: George Alexandre Barreto Costa; Raniery Christiano de Queiroz Pimenta. Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/RN: Titular: João Hélio Costa da Cunha Cavalcanti Júnior; Suplente: Yves Guerra de Carvalho. Representando o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN – SHRBS/RN: Titular: Paulo Cesar Távora Gallindo; Makram Giries Elali. Representando o Sindicato dos Bugueiros Profissionais do RN – SINDBUGGY/RN: Titular: Luiz Thiago de Souza Manoel; Suplente: Paulo Henrique Severo Soares. Representando o Sindicato dos Guias de Turismo do RN – SINGTUR/RN; Titular: Edson José de Lima Junior; Suplente: Iacy da Mata Vasconcelos. Representando a Sindicato das Empresas de Turismo do RN – SINDETUR/RN:Titular: Francisco Câmara Junior; Suplente: Maria Creusa Bolonha. Representando o Sindicato dos Taxistas e o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários do RN – SCAVR/RN: Wdarlan de Medeiros Rodrigues; Suplente: Aldemir Calixto Torres. Representando as Instituições de Ensino Superior do RN – IES/RN: Titular: Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega; Suplente: Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva. Com registro fotográfico de Ilane/Prefeitura de Natal e  Assessoria de Comunicação/ABIH-RN.

George Costa, Júnior na festa de posse dos Conselheiros do CMTUR Natal – Foto: Ilane/Prefeitura de Natal

MAIS DESTAQUES DA SEMANA…..

Este Colunista em Sintonia com o Trade Turístico e a Sociedade Potiguar – Foto: Reprodução/liegebarbalho.com

SERRINHA DOS PINTOS SEDIOU A PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO REGIONAL DE TURISMO – POLO SERRANO

Polo Serrano recebe a primeira reunião do Conselho Regional de Turismo de 2019 – Foto: Reprodução/SETUR

A primeira reunião dos Conselhos Regionais de Turismo do Rio Grande do Norte ocorreu na manhã do dia 19 deste mês com o Polo Serrano, no município de Serrinha dos Pintos/RN, na sede da prefeitura municipal. As reuniões vão até o fim do mês de fevereiro de 2019, contemplando os cinco Polos do Rio Grande do Norte. 

Participantes da 32ª reunião ordinária do Conselho de Turismo do Polo Serrano do RN em Serrinha dos Pintos – Foto: Reprodução/Serrinhapintos.blogspot.com

Na pauta foi debatida a apresentação da portaria do Ministério do Turismo, que trata sobre o remapeamento turístico dos municípios, e traz as novas regras para os municípios que desejarem compor o Mapa do Turismo; também foi apresentado o funcionamento do Cadastur; a exposição do calendário de participação em eventos turísticos da Secretaria de Turismo do Rui Grande do Norte – Setur/RN e Emprotur e também a apresentação do calendário de eventos que irão ocorrer nas cidades do Polo Serrano.

Visão panorâmica de Serrinha dos Pintos, importante “point” turístico – Foto: Reprodução/Bruno Souza

A implementação da sinalização turística do Polo Serrano, que está em andamento com recursos do Banco Mundial através do projeto Governo Cidadão, também foi discutida. A previsão de término da sinalização acontece em março deste ano. 

Secretária de Turismo do RN, Ana Maria Costa, e a Subsecretária de Estado de Turismo Solange Portela, apresentaram a Portaria do Remapeamento Turístico 2019 e a importância do CADASTUR para os municípios e para o trade turístico. – Foto: Reprodução/serrinhapintos.blogspot.com

A secretária de turismo do RN, Ana Maria da Costa; a subsecretária de turismo, Solange Portela e a chefe do financeiro da Setur, Mércia Motta conduziram com sucesso a primeira  a reunião. Segundo a titular da Setur RN, “(…) esse é sempre um momento importante de troca com os municípios; fiquei completamente encantada com a região do Polo Serrano. Participar dessas reuniões traz a dimensão dos desafios de interiorizar o turismo no Rio Grande do Norte, sabemos que a comunidade precisa participar ativamente e que as prefeituras de cada Polo precisam trabalhar unidas, afinal quanto mais atrativa for cada região, mais tempo conseguiremos que os turistas permaneçam no destino.” A região do Polo Serrano é completa de atividades turísticas. Rosânia Teixeira é a prefeita de Serrinha dos Pintos, e o Romerito é o secretário de Turismo. A governadora Fátima Bezerra está proporcionando todas as condições necessárias, para que a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte fortaleça e consolide o turismo potiguar, com projeção pelo Brasil e no exterior.

Registro da reunião do Conselho de Turismo do Polo Serrano do RN. realizada no Centro Administrativo Renato Estevão de Freitas – Foto: Ana Maria da Costa

ABRAJET RN NA COMISSÃO DE REFORMA DO REGIMENTO INTERNO DO CONETUR

Literalmente produtiva a primeira reunião da Comissão de Alto Nível que analisa a reforma do Regimento Interno do Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte – CONETUR.

Os membros e as entidades integrantes da Comissão da reforma do Regimento Interno do Conetur, são: Decca Bolonha e Francisco Câmara Junior (Sindetur); Mércia Motta  e Pedro Teixeira (Setur RN); Liszt Coutinho Madruga (Abrajet RN); Andrea Virginia Dantas (Ufrn); Maurício Cavalcanti (Coopbuggy); Luiz Tiago Manoel (Polo Costa das Dunas); e Edson José de Lima Junior (Singtur), Flávio Felipe de Souza (Porto do Mangue). Não compareceram a reunião: Pólo Costa Braca e Coopbuggy.

A próxima reunião da Comissão que analisa a reforma do Regimento Interno do Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte será realizada no dia 12 de março próximo, a partir dás 9 horas, no mesmo local.

RN RECEBEU AGENTES DE VIAGENS EM CUIABÁ NA CAMPANHA DA AZUL VIAGENS 

Agentes de viagens do RN, participantes da campanha de promoção do destino “Tudo Começa Azul”. – Foto: ABIH-RN

A cidade de Cuiabá, Mato Grosso, recebeu (dia 19/2) agentes de viagens, no workshop da campanha de vendas da empresa aérea Azul Viagens em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte(ABIH-RN), Prefeitura de Natal, Prefeitura de Mossoró.

O evento ocorreu no Nativas Grill Churrascaria, dando continuidade a campanha de vendas da Azul Viagens, “Tudo Começa Aqui”. O Governo do Rio Grande do Norte, através da Setur e Emprotur participou dos workshops, representado pela gerente de promoção nacional da Emprotur, Ana Rita Couto.

TUDO COMEÇA AQUI 

Segundo a secretária de Turismo do RN, Ana Maria da Costa, a iniciativa faz referência a campanha de promoção do destino “Tudo Começa Aqui”, que divulga os cinco  Polos turísticos do Rio Grande do Norte . De acordo com Ana Costa, o Governo fechou parceria com a Azul linhas aéreas na divulgação do destino de uma página na revista de bordo da companhia aérea, por um período de quatro meses, de janeiro deste ano até o mês de abril para circular em todas as aeronaves, com recursos do Projeto Governo Cidadão, através de contrato de empréstimo do Banco Mundial.

REUNIÃO ENTRE SETUR RN E SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO 

Reunião técnica da Setur-RN com a secretaria de Comunicação – Foto: Divulgação

Foi realizada na manhã de sexta-feira (22), reunião técnica da Secretaria de Turismo com a Secretaria de Comunicação, para tratar de assuntos relacionados a parceria em ações de divulgação e promoção do Destino RN e da campanha “Tudo Começa Aqui”. Foco nas estratégias de reforço a regionalização turística e materiais de mídia que vão destravar esta prioridade do governo. Estiveram presentes a secretária de Turismo do RN, Ana Maria da Costa, a secretária de Comunicação do Governo, Guia Dantas, a Diretora de Marketing da Emprotur Suyane França, a Gerente de Promoção Internacional, Nayara Santana e a subgerente internacional Larissa Cavalcante.

SETUR E EMPROTUR NA CONVENÇÃO DA CVC EM PORTO DE GALINHAS  

O governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Emprotur, esteve presente na Convenção anual da CVC, que foi realizada de 10 a 12 de fevereiro, no Enotel resort e Spa, em Porto de Galinhas(PE). O RN participou do evento, com recursos do projeto Governo Cidadão, através do contrato de empréstimo com Banco Mundial.

Segundo a Secretária Ana Maria da Costa, a operadora CVC possui a maior estrutura de vendas de pacotes de viagens no Brasil, com mais 1.300 lojas em todos os estados brasileiros, participando desse evento, “Teremos a oportunidade de capacitar e impactar com os “decisores” das vendas da CVC”.

Na convenção foram divulgadas as atividades desenvolvidas nos cinco Polos turísticos do estado e seu potencial, destacando a interiorização do Turismo, assim como os destinos mais vendidos pela CVC no estado, Natal e Pipa.

Foram realizadas 15 capacitações sobre o destino Rio Grande do Norte , nos dias 11 e 12 de fevereiro, que serão coordenadas pela diretora de marketing da Emprotur, Suyane França. A sub-gerente de promoção nacional da Emprotur, Priscila Feola também participou da convenção que reuniu dois mil profissionais.

Crédito das Fotos: Ana Maria da Costa; serrinhapintos.blogspot.com; Ilane/Prefeitura de Natal; Assessoria de Comunicação/ABIH-RN; liegebarbalho.com e Elias Medeiros.

 

 

 

Sair da versão mobile