Violência contra mulher: equipes multidisciplinares fazem ação de conscientização e atendimento no Centro de Natal

Publicidade

Assistentes sociais e psicólogas dos Juizados de Violência Doméstica das comarcas de Natal e Parnamirim promoveram nessa terça-feira (12) uma ação preventiva na Cidade Alta, na capital, dentro da programação da 13° edição da Semana Nacional de Justiça pela Paz em Casa. O objetivo foi de levar informação sobre a Lei Maria da Penha, violência doméstica e suas peculiaridades, com distribuição de material informativo. Além disso, as profissionais estavam à disposição da população para orientação e esclarecimento de dúvidas.

A ação, realizada na esquina da Rua João Pessoa com a Avenida Rio Branco, foi promovida pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CE-Mulher) do Tribunal de Justiça do RN, em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, que destacou seu ônibus de atendimentos. Participaram integrantes das equipes multidisciplinares do 1°, 2° e 3º Juizados de Natal e do Juizado de Parnamirim.

A intervenção foi considerada satisfatória e positiva, uma vez que houve um bom índice de atendimentos, a população esteve presente, procurando mais detalhes e informação. “Apesar de pontual, essa ação permitiu reflexão, direcionamento e orientação para casos que não chegaram ao Judiciário, mas que precisam de atenção, cuidado e agilidade em sua resolução”, ressalta a assistente social Raquel Brito, do Juizado da Violência Doméstica de Parnamirim.

“Consideramos um momento de grande relevância, uma vez que podemos levar o trabalho que desenvolvemos no Juizado mais próximo da população” comenta a psicóloga Anna Luiza Xavier, que atua na mesma unidade.

Programação

Nesta quinta-feira (13), ocorre plantão psicossocial nas Delegacia da Mulher (DEAM) da Zona Sul e na da Zona Norte de Natal, com apoio do 1º e do 2º Juizados da Violência Doméstica de Natal, respectivamente, das 8h às 17h. Logo no início da manhã, a 1ª Vara Criminal da capital realiza júri relacionado à violência praticada contra a mulher. O 3º Juizado da Violência Doméstica de Natal promove, às 19h, palestra para pais, professores e responsáveis, na Escola Impacto, no bairro Cidade da Esperança.

Na quinta-feira (14), o 3º Juizado da Violência Doméstica de Natal realiza a palestra “Discutindo sobre a Violência Doméstica”, com servidores e terceirizados, no Complexo Judiciário.

A comarca de Mossoró reúne homens autores de violência doméstica – círculo restaurativo, das 9h às 11h, da sexta-feira. E o Juizado da Violência Doméstica de Parnamirim realiza a palestra “Dialogando sobre a Lei Maria da Penha”, às 9h, no Fórum de Parnamirim.

São parceiros da Semana Justiça pela Paz em Casa: OAB/RN, MPRN, Defensoria Pública e Governo do Estado.

Veja a programação completa AQUI.

Imagem: ASCOM/TJRN

Fonte: TJRN

Sair da versão mobile