Pintou um Clima – Por Jean Tavares Leite

Clima organizacional é acreditar no potencial das pessoas que compõe a companhia, acreditar em gente e trazer para o dia a dia esse princípio, através de uma atitude sempre positiva, ética, transparente - Foto: iStock/Getty Imagem

Publicidade

O Clima organizacional, resumidamente, é como chamamos um estado emocional de toda a equipe que trabalha em uma empresa. Esse estado de humor pode variar de péssimo a excelente, conforme várias variáveis e, sobretudo, com o impacto de como as pessoas são gerenciadas.

Todos nós sofremos, por assim dizer, os impactos das emoções sobre nossas vidas. Essas emoções, para o bem ou para o mal, nos impulsionam, nos instigam, nos dão mais ânimo e energia para realizar sonhos e conquistas ou, em casos negativos, cria uma barreira e travam de algum modo nossas ações.

A observação de competições esportivas deixa isso ainda mais claro. Exemplos não faltam, a título de ilustração, como equipes e profissionais altamente preparados tecnicamente, não conseguem render toda a sua plenitude por consequência de aspectos emocionais no momento da prova. Ou ainda, um exemplo positivo, quando uma equipe de menor técnica, consegue ganhar, trazendo para a competição toda a garra e o entusiasmo de jogar juntos.

A analogia com o mundo corporativo é direta. Dentro das empresas temos equipes de pessoas em todos os setores, trabalhando em conjunto para o sucesso do negócio. Caso essa configuração não esteja bem azeitada, em um ambiente saudável, com toda a certeza do mundo, a qualidade do trabalho tende a cair.

Não precisa ter pós-doutorado em gestão de pessoas para entender isso. Basta um pouco de reflexão sobre si mesmo. Quantas vezes você teve boas ideias e muita disposição para realizar quando suas emoções estavam turvadas, você estava angustiado, chateado ou bastante triste? O oposto, nunca esqueçamos, qual a qualidade do seu trabalho quando você está de bom humor, encantado com um projeto, se sentido parte daquela empresa e feliz por estar ali?

Você pode então avaliar o impacto do clima organizacional na produtividade, na capacidade de inovação, na excelência ou não de um bom atendimento ao cliente, enfim, observe quão importante esse assunto é para a performance de uma empresa.

Você já ouviu falar naquela empresa onde as pessoas trabalham assustadas, de olho na porta por onde chega o dono ou a dona. Onde de vez em quando alguém sussurra – “O homem chegou, o homem está aí” e é aquele medo, aquele corre corre, aqueles olhos esbugalhados de tensão, e o clima, hein? Péssimo.

Trabalhar em uma empresa com um clima organizacional ruim adoece você, acredite. Adoece emocionalmente, com stress, ansiedade e, em casos mais graves, crises de pânico ou depressão. Adoece o seu corpo com doenças psicossomáticas, aquelas sem uma causa física aparente. Imagine isso em longo prazo e intermitentemente. Pergunto baixinho, há dinheiro que pague trabalhar nesse inferno?

Mas é bom que se diga, clima organizacional não é promover aniversariante do mês, churrasquinho todo final de semana ou placa com foto de um funcionário que entrega resultado. Não é ficar com um sorriso plástico, e falso, toda vida que passar por um subordinado, isso tudo é tão raso com suco de groselha.

Promover o verdadeiro clima organizacional é praticar o respeito incondicionalmente, respeito nas relações em todos os níveis, respeito na comunicação, nas atitudes, respeito nos princípios.

É demonstra tudo o que a empresa espera de seu trabalho e oferecer as melhores condições possíveis para que sua estadia na empresa seja satisfatória em todos os aspectos.

É verdadeiramente acreditar no potencial das pessoas que compõe a companhia, acreditar em gente e trazer para o dia a dia esse princípio, através de uma atitude sempre positiva, ética, transparente. É isso que diferencia uma empresa com excelente clima organizacional daquela em que bons profissionais querem distância.

Jean Tavares Leite é Psicólogo Organizacional e professor universitário.

jeantavares@bol.com.br

Crédito da Foto: iStock/Getty Images

Sair da versão mobile