80 anos do detetive, justiceiro e herói mais sombrio de Gotham City

Neste sábado dia 30 de março, o grande herói não só de Gotham City, mas de todo o mundo, completa 80 anos, se o ano passado foi o ano da luz e da esperança, com os 80 anos do Superman, neste ano de 2019 é o ano da justiça e escuridão do cavaleiro das trevas, o poderoso bilionário Bruce Wayne, que nas noites turbulentas e violentas de Gotham, se transforma no Batman.

O personagem do Batman foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, sua primeira aparição foi na revista Detective Comics #27 (Maio de 1939). Originalmente com o nome “o Bat-Man”. Mas, ao longo dos tempos, vários criadores trabalharam no sentido de trazer o personagem de volta às suas raízes sombrias, culminando com The Dark Knight Returns (1986) de Frank Miller, seguido por Batman: The Killing Joke (1988) de Alan Moore e Arkham Asylum: A Serious House on Serious Earth (1989) de Grant Morrison.

Batman-First-Appearance-DC-27

O sucesso dos filmes Batman da Warner Bros. ajudaram a manter o interesse do público na personagem. Afinal, o Batman é mais um justiceiro e detetive, do que um super-herói de capa e superpoderes, afinal de contas, ele é um morcego e não voa.

Wayne é um magnata filantropo, playboy e dono da corporação Wayne Enterprises, que depois de testemunhar o assassinado de seus pais, ainda quando criança, ele jurou vingança contra todos os criminosos, em um juramento moderado por um sentido de justiça. Então Bruce, treina a si próprio, tanto no físico quanto no intelecto, que cria uma personalidade inspirada no morcego para combater o crime, com o nome de Batman, que tem ajuda de seu mordomo Alfred Pennyworth, o comissário da policia Jim Gordon, e outros aliados vigilantes como Robin.

Batman se tornou popular assim que foi apresentado em 1939, acabando por ganhar sua própria revista no ano seguinte em 1940, enquanto as décadas progrediram, foram surgindo divergências sobre a interpretação do personagem.

No final dos anos de 1960 a série de televisão Batman usava uma estética camp, que continuou a ser associada ao personagem durante muitos anos, mesmo depois da série ter acabado.

O herói ao contrário da maioria dos super-heróis, não possuí superpoderes, ele faz uso por seu intelecto, das perícias em artes marciais, da sua destreza física, das habilidades de detective, da ciência e da tecnologia, da sua riqueza, da sua provocação ao medo e intimidação e uma vontade indomável na sua guerra contínua contra o crime. Uma grande variedade de vilões compõem a galeria de inimigos do Batman, incluindo seu arqui-inimigo Coringa.

Bruce Wayne guarda um grande segredo, que está muito bem guardado, em que poucas pessoas sabem que ele é o Batman, alguns vilões já descobriram sua identidade ao longo dos anos, como Ra’s Al Ghul, Hugo Strange, o Charada, Bane e Silêncio (Thomas Elliot, antigo amigo de infância de Bruce Wayne).

Mas ele mantém sua identidade sempre oculta, por isso como Bruce Wayne ele é uma pessoa séria e discreta, que nas histórias atuais o mostram como uma pessoa que despreza tanto o contato social, quando as comodidades e frivolidades que sua fortuna podem lhe proporcionar, no entanto, mantendo-se fingindo que é playboy preguiçoso, sendo que o Batman, com uma personalidade forte e sombria, é a personalidade dominante, a “verdadeira” identidade do bilionário. As versões pré-Crise apresentam um Bruce Wayne mais maduro e responsável, sendo Bruce a personalidade dominante.

Ele é um ícone da cultura pop mundial, a marca Batman já foi licenciado e adaptado para uma grande variedade de media, desde a rádio, televisão e aos filmes, além do herói aparecer em artigos variados em todo o mundo como como brinquedos e videojogos.

No ano de 2011 o site IGN colocou o Batman como #2 dos super-heróis, atrás do Superman, que ficou em #1, no Top 100 dos “Melhores Heróis de Sempre da Banda Desenhada”, tal como a revista Empire na sua lista dos ” 50 Melhores Personagens da Banda Desenhada”.

Batman já foi interpretado tanto no cinema como na televisão por Lewis Wilson, Robert Lowery, Adam West, Kevin Conroy (apenas voz), Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale e Ben Affleck.

A ideia do Batman criada pelo bilionário Bruce Wayne, foi para causar medo no submundo de Gotham e para defender os inocentes, seu uniforme e a maneira como age quando o usa tem o objetivo de intimidar seus adversários.

Enquanto Bruce Wayne é “despreocupado e irresponsável”, Batman é frio, determinado e implacável. Além do uniforme e da personalidade, Bruce Wayne também altera sua voz significativamente quando torna-se Batman, tanto para disfarçar como para intimidar. O herói costuma atuar sempre a noite, enquanto Gotham City dorme, para imitar os hábitos dos morcegos.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile