Megaoperação proíbe motoristas de aplicativos levarem ou buscarem passageiros no aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Imagem: redes sociais

Quem foi ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante hoje pela manhã se assustou com a quantidade de viaturas postadas nas entradas. Completamente desproporcional a finalidade a que se destinava, uma megaoperação comandada pelo Diretor Geral do DER-RN, Manoel Dantas, reuniu efetivos da CPRE, PM e da Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante, tudo com o intuito de impedir que motoristas de aplicativos conduzissem passageiros até o aeroporto ou para fora deste.

A justificativa seria a aplicação da Lei Municipal 1.608/2016, que determina que a operadora ou administradora de aplicativo destinado ao serviço individual de transporte de passageiros forneça os dados dos profissionais cadastrados para realizar o serviço no município. Além disso, a norma também limita esse “serviço especial” a apenas 5% dos carros em relação ao número total de alugueis de carros autorizados a circular.

Os motoristas de aplicativos estavam indignados e se sentindo injustiçados, uma vez que o serviço que prestam é regulamentado e autorizado pela Lei Federal 13.640/2018. Diante disso, muitos alegaram que os verdadeiros motivos para a operação seriam de cunho político e financeiro, como que um protecionismo velado e/ou reserva de mercado.

Alguns motoristas de aplicativos alegaram ainda que foram ameaçados de prisão e intimidados pelos policiais presentes. Vários vídeos feitos no local já começaram a circular nas redes sociais.

Confira abaixo:

Sair da versão mobile