X-Men e Quarteto no MCU – O que gostaríamos de ver

Oficializada após meses de negociações e burocracia, a aquisição da FOX pela Disney foi uma ótima notícia para fãs de longa data da Marvel, que finalmente terão a chance de ver o Quarteto-Fantástico e os X-Men se juntarem à franquia do Universo Cinematográfico da editora. Segue aqui uma lista de desejos para as novas adaptações no MCU.

1 – Formação original dos X-Men

Em sete filmes, o quinteto original dos X-Men, formado por Ciclope, Garota Marvel/Jean Grey, Fera, Homem de Gelo e Anjo só se reuniu no infame X-Men: O Confronto Final, de 2006, e nem ao menos foi visto junto em cena.
Além disso, as representações dos personagens sempre deixaram muito a desejar. Ciclope, líder moral e tático da equipe foi reduzido a um namorado ciumento e robótico para uma Jean Grey que só existia como desculpa para futuras adaptações do arco Fênix Negra.
Feita corretamente, a adaptação do MCU pode mostrar os heróis em sua juventude, como foram apresentados, e, possivelmente, acompanhar o crescimento dos atores com a franquia.
 
Elenco ideal:
Ciclope – David Mazouz (Gotham)
Jean Grey – Sadie Sink (Stranger Things)
Anjo – Jaeden Lieberher (It: a Coisa)
Fera – Griffin Gluck (American Vandal)
Homem de Gelo – Noah Jupe (Um Lugar Silencioso)

2 – Uma adaptação decente do Quarteto-Fantástico

É quase impossível encontrar grandes elogios às duas tentativas cinematográficas da Primeira Família da Marvel. A única coisa boa a sair desses desastres foi a redenção dos dois Tocha-Humanas Chris Evans e Michael B. Jordan no MCU, que entregaram ótimas atuações como Capitão América e Killmonger, respectivamente.
A nova trama precisa alcançar o que os quadrinhos têm feito há décadas: equilibrar as aventuras do supergrupo com a vida familiar, sem o exagero cômico dos dois primeiros filmes ou a seriedade inexplicável do reboot de 2015. Além disso, a nova adaptação pode se inspirar um pouco nos quadrinhos Ultimate, jogando Johnny Storm/Tocha-Humana no círculo social de Peter Parker (Tom Holland), auxiliando na introdução da família à franquia.
Elenco ideal:
Sr. Fantástico – John Krasinski (Jack Ryan) (Também o diretor ideal)
Mulher-Invisível – Emily Blunt (O Retorno de Mary Poppins)
Coisa – Jim Sturgess (Quebrando a Banca)
Tocha-Humana – Nick Robinson (Com Amor, Simon)

3 – Menos Wolverine

Assim como o Batman nas atrações live-action da DC, o Wolverine tem sido a principal muleta da FOX ao levar os X-Men para as telonas. Com Hugh Jackman se aposentando do papel depois de 17 anos com Logan (2017), ressuscitar o carcaju na pele de outro ator é uma missão ingrata para os subordinados de Kevin Feige. Felizmente, o universo mutante é recheado de personagens igualmente interessantes e que merecem o protagonismo desfrutado por Logan nos últimos anos. Agora, caso o retorno do codinome seja inevitável, que as guarras sejam empunhadas por Dafne Keen, que interpretou magistralmente Laura/X-23 em 2017.

4 – Uma adaptação decente do Doutor Destino

Uma das principais reclamações das duas tentativas de levar o Quarteto-Fantástico para as telonas foi a maneira como Victor von Doom foi (mal)tratado por roteiristas, diretores e atores. Um dos maiores vilões das HQs da Marvel, Doutor Destino teve participação importantíssima em arcos como Guerras Secretas (I e II) e Guerra Infinita, mas foi apresentado apenas como um típico “vilão da semana” nos três filmes em que apareceu.
O von Doom dos quadrinhos é poderoso, genial, estrategista e comanda o pequeno país da Latvéria, que mal foi citada nos longas da FOX. Destino é uma figura ao mesmo tempo trágica e, na maioria das vezes, maligna, mas capaz de fazer o bem e tem tudo para suprir o vazio deixado por Loki (Tom Hiddleston) ao fim de Ultimato. Oscar Isaac (Star Wars: Os Últimos Jedi) tem o carisma necessário para viver o grande vilão, além da experiência com grandes franquias para levar o papel por alguns anos.

5 – Um tempo no bromance de Xavier e Magneto

Dois lados da mesma moeda desde sua criação nos quadrinhos, Professor X e Magneto tiveram sua amizade, rivalidade e eventual afastamento muito bem adaptados nos dois primeiros filmes dos X-Men sob o comando da FOX. Com o soft-reboot de Primeira Classe, no entanto, a ideia de explorar a juventude dos líderes mutantes transformou a amizade em um bromance que há muito não é visto nas HQs, em que a relação entre Xavier e Lehnsherr é de respeito mútuo.
Nos últimos três filmes, os personagens sempre estiveram, em algum momento, lado-a-lado por um tempo muito maior do que nos quadrinhos. O novo reboot, que pode (e deve!) rejuvenescer os dois para refletir as lideranças de movimentos sociais atuais, precisa ter em mente a diferença de métodos e filosofias dos dois mutantes na hora de reapresentá-los ao público.
Elenco ideal:
Professor X – Matt Smith (Doctor Who)
Magneto – Robert Pattinson (Saga Crepúsculo) (vejo vocês nos comentários!)

6 – Não mexam no Deadpool

Talvez a única unanimidade do universo X-Men nos cinemas, Deadpool vem arrasando recordes e corações desde o lançamento de seu primeiro filme, em 2016. Vivido por Ryan Reynolds, fã de longa data do personagem, o mercenário mutante xinga, faz gestos obscenos, quebra a quarta parede e solta referências mil enquanto se banha no sangue de seus oponentes (a roupa vermelha está lá para isso, afinal).
O grande medo dos fãs é que essas características, típicas também dos quadrinhos de Wade Wilson, sejam apagadas ao integrar o personagem ao MCU. O medo cresceu quando Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, disse que não haviam planos para filmes com classificação para maiores de 18 anos na franquia.
Bob Iger, CEO da Disney, já disse em algumas ocasiões que não pretende tocar na fórmula da franquia, com Reynolds sendo o único ator empregado pela FOX a ser aproveitado pela Disney.
Fontes: Variety e Hollywood Reporter

7 – Fazer de Galactus a próxima grande ameaça

Um dos seres mais antigos e poderosos do universo Marvel, Galactus é, primariamente, um vilão do Quarteto-Fantástico. Porém, seus poderes quase ilimitados e sua fome de literalmente consumir planetas o colocam no mesmo nível de ameaça que Thanos (Josh Brolin) tem sido desde Vingadores (2012).
Com filmes como Capitão América, Homem-Formiga, Guardiões da Galáxia e Thor: Ragnarok, a Marvel Studios já mostrou que não tem medo de apresentar personagens e localizações coloridos e com visuais espalhafatosos, como é o caso do vilão púrpura, que foi reduzido a uma nuvem bizarra em Quarteto-Fantástico e o Surfista Prateado.
Falando nisso, o Surfista Prateado é outro personagem de rica mitologia e que também tem tudo para se juntar ao elenco espacial do MCU, que já conta com Guardiões da Galáxia e espera pela introdução de Adam Warlock e Nova.
Elenco ideal:
Surfista Prateado – Keanu Reeves (John Wick – De Volta ao Jogo)
Galactus – Daniel Craig (007 Contra Spectre)

8 – “A César o que é de César”

Apesar de presentes nas telonas, Tempestade, Kitty Pryde e Vampira nunca tiveram papéis que fizessem jus a sua importância para os X-Men nos quadrinhos. Halle Berry era uma coadjuvante de luxo como Ororo Munroe, Anna Paquin interpretava uma Marie fraca que sempre precisava ser salva por Logan (Hugh Jackman) e a Lince-Negra de Ellen Page só serviu como peça de um potencial triângulo amoroso inexistente nas HQs. Isso sem falar no desserviço feito com as personagens nos filmes pós-Primeira Classe
As contrapartes das mutantes nos quadrinhos, no entanto, já comandaram, em algum momento, os X-Men principais (com Kitty sendo a atual líder); Tempestade já foi tida como uma deusa, chegando até a empunhar um martelo asgardiano semelhante a Mjölnir e Vampira é uma mutante nível Ômega e parte importante na vida da Capitã Marvel (Brie Larson).
Três personagens femininas e extremamente poderosas merecem mais espaço nos cinemas e, como proposto no item 1, vê-las crescendo nas telas como vimos nos quadrinhos não seria nada mais do que justo.
Elenco ideal:
Tempestade – Yara Shahidi (Black-ish)
Vampira – Jenna Ortega (Jane The Virgin)
Kitty Pryde – Brighton Sharbino (The Walking Dead)
E você? O que e quem você está ansioso para ver entrar no MCU com a chegada dos personagens que estavam na FOX?
Texto de Nicolaos Garófalo
Fonte: GeekBlast
Sair da versão mobile