Francesco Guerrini foi uma das principais atrações no FGDQ 2019 e promete voltar ao Brasil em breve

Neste final de semana aconteceu a 10ª edição do maior festival de quadrinhos independente do Brasil, o Festival Guia de Quadrinhos, que neste ano eles trouxeram o primeiro convidado internacional ao evento, o grande quadrinista e roteirista da Disney na Itália, Francesco Guerrini, que começou nessa área aos 30 anos, e sempre sonhou em cIMG-2786ontar histórias, então através das artes, Guerrini começou a se comunicar com as pessoas, já que ele sempre foi uma pessoa um pouco tímida.

Seu grande influenciador no mundo Disney foi Carl Barks, criador do Pato Donald, personagem no qual ele faz e também o seu favorito, pois o Donald mesmo se dando mal, o pato continua engraçado, isso faz com o personagem seja o seu favorito, por isso ele adora desenhá-lo. Sua primeira história da Disney foi do Pato Donald, que foi escrito pelo roteirista Carlo Panaro, que na verdade o chamou de Donald e apelo a agricultura, no começo da década de 90.

Guerrini queria muito entrar no mundo dos quadrinhos da Disney, ele mesmo ligou para a redação, que era dirigida por Giovan Battista Carpi, ele não acreditou quando a recepcionista encaminhou sua ligação ao notável quadrinista da Disney, então ficou em estado de choque, pois Carpi também é uma de suas influências na vida.

Mas, ao entrar na Disney, Francesco contribuiu para o projeto PKNA, fazendo quatro episódios. Além de projetar muitas séries Gulp, ele também fez uma parte da história de Ciccio e o aniversário de cabeça para baixo que capturou o disco de Lucca Comics & Games 2006 de duração.

Sua primeira história da Disney foi do Donald e apelo à agricultura de Donald e do minério veio de longe, para o semanário “Mickey Mouse”, que desde então de acordo com um eufemismo de Luca Boschi, que também o homenageia com sua amizade, e “sua produção certamente não pode ser considerada muito vasta …“, completa o quadrinista. Além disso, o artista já fez inúmera histórias de Mickey Mouse e também cooperou para o relançamento do personagem Superpato, no ano de 1996.

O quadrinista de 61 anos, nasceu em Bolonha na Itália, se formou na Escola de Arte e na Academia de Belas Artes e sempre foi muito apaixonado pelas artes e também de contar histórias, por isso Guerrini faz seu trabalho não como uma obrigação, mais sim como algo prazeroso, pois ele se sente mais ele quando está com o lápis de desenho nas mãos, pois sua única intenção desde quando ele começou nesta área é agradar à todos (crianças e adultos).

Por isso para desenhar, além do amor pela arte, tem que se dedicar, pois a essência é contar histórias, lendo muitos quadrinhos, livros, frequentar o teatro e ir ao cinema, pois a sétima, oitava e a nona arte, estão plenamente interligadas uma na outra, sendo fundamental para ser um bom artista, pois foi assim que Francesco Guerrini, se tornou quem ele é hoje, um dos maiores quadrinistas do universo Disney nos quadrinhos, e um dos melhores desenhistas do Pato Donald atualmente.

“De bons desenhistas tem muitos, podendo encontrar as dúzias, mas para contar uma boa história é uma exceção.” – Francesco Guerrini, parafraseando Will Eisner, em uma citação sobre o futuro dos quadrinhos.

Agora sua maior ansiedade é começar a trabalhar com a Culturama, empresa que está responsável pelos quadrinhos Disney no Brasil, na qual ele colaborou no primeiro volume de O Grande Almanaque Disney, que em breve estará à venda nas lojas e também no site da Culturama.

Imagens: Priscila Visconti

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile