Quer viver de música?

Estou vendo sempre anúncios de pessoas ensinando a como viver de música. Acho importante mostrarem qual o caminho das pedras. Mas temos de tomar cuidado para não passar essa informação de uma maneira que achem que é só seguir esses passos que você será sucesso.

Viver de Arte não é como algo exato. Saber o caminho é um bom começo, mas estar preparado para a viagem é muito mais importante.

Não basta saber o caminho, é preciso ter “bagagem” para saber caminhar nele, escolher as paradas, a hora de dar mais um passo, aguardar os resultados e saber até mesmo identificar o seu lugar no caminho.

As vezes o fim da estrada pode não ser o seu destino, você pode tomar um atalho e seguir em outra direção. Pode parar no meio do caminho e não conseguir seguir adiante, não porque não quer, mas porque a sua “bagagem” só lhe permite ir até aquele ponto. Pode acontecer de você simplesmente desistir completamente, por vários motivos, mesmo sabendo o caminho a ser seguido.

Ainda pode ocorrer o mais estranho dos finais: você chegar lá, obter o sucesso almejado, mas descobrir que aquilo tudo não era exatamente o que imaginava. E você terá de procurar outros caminhos para desbravar, pois aquele já não lhe satisfaz.

Ter a informação de como viver de música, é como ter um mapa nas mãos, mas ele sozinho não lhe levará a lugar algum. Somente você pode decidir para onde quer caminhar e as barreiras que vai enfrentar. Provavelmente será diferente das de alguém que, mesmo com esse mapa nas mãos, segue em ritmo diferente. A evolução é individual e tudo depende diretamente de seus esforços, com ou sem mapas.

Eu mesmo, com minha experiência de 30 anos na música, seguindo sem mapas, errando várias vezes para poder acertar, juntei esse meu conhecimento para tentar ajudar aqueles que precisam de mapas para seguir. Criei o curso Academia de Bandas e deixo aqui o link para quem se interessar. Assim como eu, outros tem feito o mesmo, mas vai depender de cada um o ritmo da caminhada, os problemas e soluções que terão de enfrentar, isso é individual e intransferível, viver de música é uma experiência única e pessoal que irá encher a alma de conhecimento e experiências que de quem se aventurar por esse caminho.

Links do curso Academia de Bandas:

Assista nosso vídeo:

Sair da versão mobile