A origem dos Vingadores nos quadrinhos

Nessa semana não tem feriado, mas tem estreia de Vingadores Ultimato nos cinema, que acontece nesta quinta-feira (25), e é um dos filmes mais aguardados pelos fãs de super-heróis. Esse filme já vêm tendo ótimas críticas em relação a bilheteria, que só na pré-venda dos ingressos, já detonou às bancas, fazendo com se tornasse a maior pré-venda cinematográfica da história, em algumas salas de cinema que passarão a Vingadores Ultimato, a partir da meia-noite do dia 24 de abril.

Por isso nós do OBC, iremos fazer um super especial sobre a essa saga, para que os fãs possam conhecer um pouco mais sobre o marco na vida desses heróis, que muitos encerrarão e outros começarão o ciclo da série mais rentável da sétima arte de heróis no mundo.

Essa série que teve desde o início em 2012 teve a direção dos irmãos Russo (Anthony Russo e Joe Russo), que mostraram todo o poder nesse gênero que não era tão valorizado uns anos atrás, junto com a Marvel Studios, acendendo a chama desses filmes, fazendo com que se tornasse um blockbuster em todas as partes do mundo.

Mas, a história de Os Vingadores não começou em 2012, no meu primeiro filme da liga de heróis da Marvel, e nem 2008, com o primeiro filme do Iron Man, mas sim essa trama deu início na primeira aparição dos Vingadores nos quadrinhos, em sua própria revista animada, em setembro/1963, no mesmo ano de estreia dos mutantes dos X-Men.

Show-ImageEssa equipe criada por Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers, foi uma resposta à Liga da justiça, da DC Comics, cuja a revista reunia seus principais heróis, que diferentes de outras equipes do universo Marvel, os Vingadores receberam reconhecimento oficial do governo, desde o início, eles sempre foram conhecidos por reunir os maiores e mais poderoso heróis do Universo.

Os Vingadores sempre teve a finalidade de ser a melhor equipe de super heróis mais poderosa do mundo, pois no time tem diversos tipos de super-heróis como os que tem contatos com humanos, inumanos, heróis mecânicos, vilões regenerados e seres sobrenaturais. Assim eles conseguem ter uma equipe compatível para combater extraordinárias ameaças ao mundo, se reunindo ao som de seu grito de guerra: “Avante, Vingadores!”.

Com o início da Guerra Civil, o grupo passou por uma crise e consequentemente uma subdivisão entre os heróis, que um grupo ficou apoiando o Homem de Ferro, que era a facção pró-registro e o outro ficou conhecido como “Vingadores Secretos” do Capitão América, que após essa batalha, o grupo passou por novas e drásticas modificações.

Enquanto isso Thanos, o titã louco do universo, começou a tramar seu novo plano em busca das seis Jóias do Infinito, a fim de provocar um genocídio estelar e assim, reconquistar o seu amor, a Senhora Morte, que o rejeitara após sua primeira derrota. Gamora, ao descobrir os planos de seu mestre, investiu contra ele e acabou morta. Warlock a encontrou e recolheu seu espírito para sua Joia do Infinito e em seguida foi ao encontro de Pip, que também já estava morto pelas mãos do tirano. Adam fez o mesmo com a alma do Troll e partiu para a Terra para alertar os heróis.

A revista dos Vingadores foi lançada lançada três vezes nos últimos dez anos, a primeira vez em 1996, era parte da saga Heróis Renascem; a segunda, um ano depois, retornou a equipe à sua continuidade original; e a terceira vez, em 2005, quando surgiram os Novos Vingadores, após o fim da antiga equipe, e também como uma estratégia de marketing.

Além de dois títulos publicados nos anos de 1980, Os Vingadores da Costa Oeste Volume 1, foi uma série limitada com quatro edições, com o #1 estreando em Setembro de 1984; Volume 2 (mais tarde renomeada de Vingadores da Costa Oeste a partir do #47) como uma série regular durando 102 edições de Outubro de 1985 a Janeiro de 1994. E Solo Avengers (renomeada para Avengers Spotlight) que durou 40 edições de 1987 a 1989.

No entendo, mesmo tendo poucas histórias, a segunda formação acabou se tornando a mais conhecida no Brasil na década de 60, em função da adaptação de algumas de suas histórias para o desenho animado do Capitão América de 1966. Isso porque a série dos Vingadores não foi publicada pela EBAL.

Essa era a fase Stan Lee, que foi conhecida em meados de 1976, quando a Bloch lançou uma revista mensal chamada Os Vingadores, que teve curta duração. Somente com a Editora Abril, que passou a publicar as histórias na década de 80 na revista Heróis da TV, com a cronologia iniciando-se a partir da entrada do Visão na equipe, ou seja, já na fase de Roy Thomas, é que os fãs brasileiros puderam acompanhar as aventuras do grupo com maior regularidade nas HQs.

No Brasil a revista sempre recebeu um cuidado especial da Marvel e teve alguns dos melhores escritores e desenhistas da indústria das histórias em quadrinhos trabalhando nela ao longo dos anos, com o título se mantendo como o favorito dos fãs. A série continua, virtualmente sem interrupções, até os dias atuais, com grandes histórias explorando a ideia do que significa ser humano ou super-humano, o papel e as responsabilidades de ser um super-herói.

Tinha muita coisa para ser dito, mas por motivos de spoilers, é melhor parar por aqui para não escapar nada além da conta e deixar algo bem simples e sem muitos detalhes, pois se for contar toda a trama os Vingadores desde do Loki, vamos expandir toda a trama e acabar revelando novos heróis que ainda entrarão na história e também quais serão os que vão morrer nessa fase Ultimato dos Vingadores, mas mesmo assim se liga essa semana aqui no OBC, para conferir esse especial dos Vingadores, que está ficando especial para toda a nossa tripulação cibernética.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile