Projovem aborda transmissão de ISTs no “Sábado Saudável” em maio

Publicidade

A sífilis é uma infecção transmitida através da relação sexual sem proteção, com uma pessoa infectada, ou de mãe para filho, durante a gravidez. E nem sempre apresenta sinais e sintomas, e, quando não tratada, pode levar, inclusive, à morte. Diante dessa preocupante realidade dessa e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Projovem Urbano, edição especial-2017 Natal tem uma programação voltada para a temática e irá realizar no dia 25 de maio, no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), o ‘Sábado Saudável’.

Ação que oferecerá palestras, oficinas e testes rápidos de ‘HIV’ ‘Síflis’, o evento também dará suporte pós-testes aos presentes, com equipe técnica especializada com psicólogos e enfermeiros. Segundo a coordenadora do Projovem Urbano, Heloísa de Melo Cruz Alves, “o objetivo é divulgar os índices alarmantes dessas doenças, e prevenir os nossos alunos. Além disso, eles serão agentes multiplicadores”, enfatiza.

Atualmente, o aumento crescente do número de casos de sífilis no Brasil representa um desafio para a saúde pública e torna a prevenção desse agravo uma prioridade do Ministério da Saúde (MS), sendo a população jovem uma das chaves para esse trabalho. Em resposta à epidemia, em 2017, o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) implementou o Projeto de Resposta Rápida à Sífilis, nas redes de atenção, também conhecido como: ‘Projeto Sífilis Não’, que tem Chyrly Elidiane de Moura com apoiadora do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte.

O objetivo é reduzir a sífilis adquirida, a sífilis em gestantes, e eliminar a sífilis congênita no Brasil, sendo Natal um dos municípios prioritários no Rio Grande do Norte. A proposta é trabalhar de forma intersetorial com atuação em 4 eixos estratégicos: cuidado integral, educomunicação, vigilância e gestão e governança, no intuito de potencializaras ações de forma a qualificar a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o segmento das pessoas com a sífilis.

Nesta ação de maio, os jovens assistirão uma palestra sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis com foco na Sífilis, participarão de atividades lúdicas, envolvendo o tema, e de oficina de formação de multiplicadores para o trabalho de educação entre pares; sendo ofertados materiais educativos, insumos de prevenção (camisinhas feminina e masculina e gel lubrificante) e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. O evento terá, ainda, aula de zumba com a professora Rosa Mendonça.

Sábado saudável

A ação acontecerá das 9h às 13h e vai contar com 150 alunos, entre 18 a 29 anos, das Escolas Municipais Francisco de Assis Varela e Nossa Senhora da Apresentação. Tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Cemure, UFRN e Secretaria de Estado da Saúde Pública. Saiba mais: www.sifilisnao.com.br.

Imagem: SMS

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile