Kathie Bouman na Turma da Mônica

Algumas semanas atrás a cientista doutora Katherine Louise Bouman, de 29 anos foi a primeira pessoa a registrar um buraco negro em nosso sistema solar. A professora de Lafayette, Estado da Indiana, é assistente de ciência da computação no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

A jovem cientista fez diversas pesquisas de métodos computacionais para geração de imagens, sendo responsáveis pela geração da primeira imagem de um buraco negro. Kathie foi responsável pela liderança e desenvolvimento do algoritmo responsável pelo cruzamento e correção de dados obtidos usando o Event Horizon Telescope.

A cientista além de ser sido falada em diversos sites de comunicação, ela também entrou para a turma das Donas da Rua, da Turma da Mônica, que é um projeto criado para mostrar referências históricas de mulheres que marcaram a humanidade.

O projeto Donas da Rua, criado em março de 2016, agora apresenta no site exemplos femininos na área da ciência. A série de homenagens começa com a cientista Katie Bouman, responsável pela primeira fotografia de um buraco negro, registrado em abril deste ano.

unnamedEsse projeto tem como objetivo enaltecer experiências femininas no campo da ciências, para inspirar as meninas e mulheres da sociedade, pois segundo uma pesquisa da ONU, 74% do público feminino se interessa por ciência, tecnologia, engenharia e matemática, mas só 30% atua nas áreas. A MSP começa o projeto com a biografia e um desenho de Katie Bouman, representada pela personagem Aninha.

“Um dos pilares do projeto Donas da Rua é o de empoderar meninas e mulheres em diversas áreas. Nós já estamos falando das artes, dos esportes e agora vamos nos dedicar para reunir bons exemplos de mulheres que fazem história na ciência. Acreditamos que ao contribuir na visibilidade dessas profissionais, poderemos inspirar o público feminino a se aventurar nestes assuntos”, comenta Mônica Sousa, diretora executiva da MSP.

Kathie tem título de Ph.D. em engenharia elétrica e ciência da computação pelo MIT, além de ser uma das responsáveis por uma das fotos mais famosas da astronomia: o registro de um buraco negro, revelado recentemente, em 10 de abril. A cientista criou um algoritmo capaz de entender dados astronômicos e, com a ajuda de sua equipe, decifrou o que o antes era invisível.

Bouman mostrou através de sua pesquisa que a aprendizagem de máquinas e os algoritmos providenciou aos astrônomos do projeto as informações que os radiotelescópios não eram capazes de captar no espaço. Assim foi criado métodos para serem utilizados com informações esparsas e cheia de ruídos, tentando achar a imagem que poderia ter provocados essas medidas.

A cientista é sempre gostou de dessa área e a primeira vez que Kathie ouviu falar sobre o telescópio do Event Horizon Telescope, foi na época do Ensino Médio, o que fez ela se encantar mais pelo campo. A jovem já foi membro do do Observatório Haystack do MIT, além de escrever para a Astronomy Now sobre um novo algoritmo capaz de construir imagens de buracos negros.

Agora Kathie é Professora Assistente no Instituto de Tecnologia da Califórnia, no qual trabalha em novos sistemas de imagens computacionais e também parte do projeto mais empoderado do mundo, o Donas da Ruas, que foi criado pela MSP Produções, que busca fortalecer mais o poder feminino pelo mundo, através dessas grandes mulheres que fazem as coisas em prol à sociedade.

Conheça mais sobre o projeto Donas da Ruas no site da
Turma da Mônica.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile