Escola trabalha cultura indígena através do projeto “Tupi or Not Tupi?”

A cultura de indígena mereceu uma manhã inteira de ações nessa quinta-feira (02) na Escola Municipal Professor Waldson Jose Bastos Pinheiro, através do “Tupi or Not Tupi?”. Foram realizadas palestras, apresentação de vídeos, atividades escritas, além de oficinas de confecção de petecas, em que foram utilizados materiais orgânicos (palha de milho).

O projeto consiste num dia de aula dedicado à pesquisa sobre a cultura indígena brasileira e sua diversidade. O evento foi programado em três etapas, sendo direcionado aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do turno matutino, sob a orientação do professor Sérgio, de História. Cada etapa corresponde a um tópico específico. São eles: História Indígena e Introdução à Língua Tupi; Contação de Lendas Indígenas brasileiras; Fabricação e Técnica de Peteca.

O responsável pelo conjunto das ações, além do conteúdo em exposição, é Wendell Guajiru, cuja experiência em Estudos Indígenas é incontestável. Ele atua há, mais ou menos, dez anos na divulgação da riqueza de conhecimentos e práticas da identidade indígena potiguar. “Um dos objetivos é despertar a curiosidade e o interesse pela diversidade cultural brasileira, estimulando o respeito ao conjunto de caraterísticas inerentes à cultura dos grupos indígenas; Desenvolver o senso de Identidade Brasileira partir do conhecimento oriundo de povos ancestrais”, finalizou Guajiru.

O professor Sérgio, que teve a sua turma envolvida nessa atividade, disse que “o projeto, ao ver, pretende dar voz a sujeitos que foram silenciados no processo de fabricação da nação, que buscou valores europeus e excluiu de forma criminosa as etnias indígenas e africanas, ou relegaram a essas minorias papéis secundários na formação da nação. Acreditamos que, ao trazer questões atuais e do cotidiano, e confrontando com as versões oficiais da história, consagradas nos livros didáticos, estamos contribuindo para o debate em torno dessas questões, preconceito, inclusão e justiça social, visando uma cidadania plena”.

A aluna K-wanny Alexandra da Silva Vieira, do 8° ano do Ensino Fundamental, disse que “o trabalho foi muito interessante, porque mostrou que as culturas dos ‘brancos’ e ‘índios’ são bem parecidas, já que herdamos muitas coisas deles. As atividades que o professor trabalhou foram bem criativas. O vídeo ‘Os indígenas – raízes do Brasil’, e as oficinas de peteca foram muito legais. Eu recomendo para outras turmas, e gostaria de um dia poder conhecer uma tribo indígena” finalizou.

Imagem: SME

Fonte: Prefeitura de Natal

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