Treine, Capacite, Qualifique – Por Jean Tavares Leite

Um bom livro pode fazer muito pela aquisição de novos conhecimentos - Foto: Reprodução/napratica.org.br

Conhecimento é poder 

Frase conhecida cujo autor se perdeu no tempo. A frase é tão poderosa que pensadores como Thomas Hobbes e Francis Bacon a utilizaram com algumas variações. Conhecimento traz em si, o poder. O oposto do conhecimento? A ignorância, aqui grafada como a ausência de saber, o ato de ignorar, desconhecer. 

Pergunto a você, atento a essa introdução filosófica, como é que uma empresa se desenvolve? Como é que uma empresa avança, cresce de nível e vai alcançando novos patamares? Não há outra possibilidade… Através do conhecimento. E estamos conversados. 

Conhecimento é a chave mestra da porta do crescimento. Quanto mais ganhamos conhecimento, quanto mais aprendemos, mais elevamos o nosso padrão de qualidade e nosso desempenho.  

O conhecimento nos possibilita aceitar novos desafios. O que é um desafio no mundo corporativo? Metas ousadas, maior agressividade competitiva, resultados mais robustos, substanciais, performances com excelência. Desafios se conquistam com muito esforço, foco e, sem sombra de dúvidas, conhecimento. 

Sendo assim, a busca por conhecimento de ponta deveria ser a primeira e mais importante atividade de um bom líder. O pensamento é quase linear. Quanto mais a minha equipe absorve conhecimento, maior é a sua capacidade de entregar excelentes resultados. Não adianta elaborar metas ousadas, cobrar resultados incríveis porque se as pessoas não estão capacitadas, nunca darão esses resultados. 

Precisamos ter claro algumas questões sobre o conhecimento, e não iremos abarcar tudo nesse pequeno e simples texto. Mas, vamos devagar, descascando essa cebola.  

O conhecimento, vou aqui dividir para ser didático, pode ser operacional, por exemplo: Como manusear uma ferramenta, um carro, um aplicativo. Pode ser tático: Como gerenciar uma equipe, dispor de recursos financeiros em um semestre. E pode ser estratégico: Quais dados precisam ser levados em conta na tomada de desafio e no alinhamento da empresa com o mercado em que ela atua.  

Cada um desses níveis exige mais esforço para aprender, maior concentração, maior tempo para maturar. Na medida em que o conhecimento vai ficando mais complexo, exige maiores habilidades para aprendê-lo. Não é simples, mas com tempo, bons professores e esforço, tudo é possível. 

Outra questão importante é onde adquirir conhecimento. Muito se fala em fazer uma educação formal. Faculdade, universidade, cursos profissionalizantes. Sim, não há absolutamente nenhuma dúvida de que a educação formal é importantíssima para o profissional, aliás, é importantíssima para o indivíduo, para toda uma nação. Não há nenhuma possibilidade de desenvolvimento, no sentido amplo de um país, sem que seus cidadãos não tenha um elevado nível de educação formal. 

Porém, às vezes esquecemos que o conhecimento está em muitos lugares. Um bom livro, que se leia de forma aprofundada, com a elaboração de fichamento, resumo, muitas vezes vale mais que muitas palestras ou workshops caros.  

Sim, bato muito nessa tecla, um bom livro pode fazer muito pela aquisição de novos conhecimentos. Apenas e tão somente um bom livro, tempo e concentração no que está lendo.  

Em uma empresa, a fomentação de uma cultura de leitura, a elaboração de bibliotecas, a criação de grupos de estudo para debate sobre um tema como liderança, trabalho em equipe ou ferramentas de gestão costumam fazer milagres. Acredite, experimente e veja a “magia” acontecer. 

Jean Tavares Leite é Psicólogo Organizacional e professor universitário.   

jeantavares@bol.com.br 

Crédito da Foto: Reprodução/napratica.org.br

 

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