Novas tecnologias unem gerações no Natal GeekDay no próximo dia 25

Gerações baby boomer, X, Y, Z ou alpha. Momentos diferentes, novas descobertas, mas um mesmo ponto de encontro. O SebraeLab, no bairro de Lagoa Nova, reunirá no próximo dia 25, das 8h às 14h, diferentes gerações para se divertir e conversar sobre as transformações que a tecnologia tem provocado na educação, no trabalho e no dia a dia.

A jovem estudante Emmanuelle Richard, de 17 anos, e o anestesiologista Abinoam Junior, de X anos, parecem ter pouco em comum. Mas um bate-papo rápido com cada um deles prova o contrário. A tecnologia aplicada ao seu dia a dia é o ponto de convergência entre essas gerações que enfrentado transformações na própria forma de realizar seu trabalho, aprender ou mesmo compartilhar conhecimento.

Emmanuelle, por exemplo, descobriu a programação aos 8 anos de idade, se desiludiu no primeiro contato pela falta de didática voltada para crianças, mas hoje, após novas experiências, já tem quatro aplicativos desenvolvidos sozinha, palestrou no palco principal da Campus Party em Recife e atualmente é profissional da área de tecnologia.

“A gente vive um momento incrível e o conhecimento da tecnologia, como a programação, se torna cada vez mais fundamental. Antes se falava em analfabeto funcional, hoje é o analfabeto tecnológico que por falta de conhecimento, acaba escravo da própria tecnologia”, afirma a jovem que destaca a importância de eventos que apresentem e promovam o acesso à tecnologia.

Já o médico anestesiologista, Abinoam Júnior, conheceu a programação mais tarde. Contudo, a curiosidade sobre o tema lhe proporcionou não apenas o conhecimento da tecnologia, mas o entendimento sobre como ele pode garantir novas oportunidades profissionais dentro da própria medicina.

“Tenho amigos que diziam que a minha profissão não sofreria com a tecnologia, mas hoje, é uma realidade médicos realizando procedimentos cirúrgicos há milhares de quilômetros de distância do paciente, através de tecnologias como a robótica. Conhecer e entender essas tecnologias podem garantir o futuro de muita gente. Por isso, meus filhos, hoje, ainda novos já estudam programação e participam de eventos como o Natal GeekDay”, afirmou.

Emmanuelle e Abinoam estarão lado a lado com outros especialistas em diversas áreas ligadas à tecnologia para comandar palestras no workshop “Tecnologia e Educação: desenvolvendo habilidades” durante o Natal GeekDay. O evento acontece no SebraeLab, na sede do Sebrae, e conta com a realização da SuperGeeks Natal, escola de programação para crianças e jovens na capital potiguar. A iniciativa reunirá programadores, educadores, estudantes, pais e entusiastas da tecnologia e novas ferramentas voltadas para educação e profissionalização.

O Natal GeekDay ainda oferecerá outras atrações, como Museu do Videogame Potiguar, vivências de novas tecnologias, sorteios, distribuição de brindes, feira de produtos geek, além de oficinas gratuitas de Scratch para crianças entre 8 e 14 anos. Nela, os participantes aprenderão noções básicas de Scratch, espécie de programação em bloco a partir da qual os meninos e meninas desenvolverão projetos próprios.

 

Para participar do evento, os interessados devem realizar a inscrição gratuitamente através do link para garantir a vaga.

Fonte: Assessoria Natal GeekDay

Sair da versão mobile