Casa da Ribeira tem temporada gratuita neste fim de semana

O espetáculo “Eles não usam tênis naique” será apresentado em temporada gratuita no próximo fim de semana, na Casa da Ribeira, em Natal. Em cartaz há cinco anos, a peça da Cia Marginal já circulou por mais de 30 cidades brasileiras, chegando a ser apresentada em teatros das cidades do Porto e Lisboa em Portugal (2017).

O espetáculo retrata a relação e o embate ideológico entre pai e filha, trabalhadores do tráfico de drogas, que se reencontram após um longo período de suas vidas. A temporada potiguar terá sessões de quinta a domingo (30 de maio a 2 de junho), na Casa da Ribeira, sempre às 20h. A retirada de ingressos acontece a partir das 19h na bilheteria da casa.

A peça é a produção mais recente da Companhia Marginal, grupo de teatro carioca com 13 anos de pesquisa continuada. Com direção de Isabel Penoni, o espetáculo tem como dispositivo dramatúrgico um conflito geracional entre um pai e uma filha que se reencontram depois de muito tempo. Ele foi traficante nos anos 1980, quando o comércio ilegal de drogas em favelas do Rio de Janeiro ainda mantinha um vínculo moral com a comunidade; ela é uma jovem traficante nos dias atuais.

O espetáculo gravita entre questões ideológicas dos personagens, revelando o impasse que vivem os moradores de favela entre ficar ou sair de um território que ao mesmo tempo os acolhe e os oprime.

Com cinco atores em cena, que se alternam nos dois papéis, ora defendendo a posição da filha, ora a posição do pai, a encenação de “Eles não usam tênis naique” explora a complexidade do tema do tráfico, encarando-o de diferentes perspectivas, do seu aspecto mais brutal à sua dimensão afetiva. Nesse jogo cênico, em que nenhuma posição é fixa, os atores ainda encontram espaço para debater a questão de sua própria perspectiva, expondo, através de intervenções autobiográficas que perfuram a trama fictícia, a maneira particular como o tráfico atravessa suas vidas.

Com direção musical de Thomas Harres e a presença do músico Rodrigo Maré Souza em cena, o espetáculo conta com uma trilha sonora eletroacústica que explora a musicalidade da periferia e impõe forte pulsação à cena. O cenário é do artista plástico Guga Ferraz, o figurino de Raquel Theo e o desenho de luz de Pedro Struchiner.

Serviço:

Eles Não Usam Tênis Naique
De 30 de Maio a 2 de Junho às 20h
Casa da Ribeira: Rua Frei Miguelinho, 52
Ingressos serão distribuídos a partir das 19h dos dias dos espetáculos (Ingressos gratuitos)
Informações: 3211-7710 / 987346660
Censura: 14 anos

Fonte: OP9 RN

Imagem: Companhia Marginal/Divulgação

Sair da versão mobile