Turismo & Sociedade

Ministro do Turismo discursa em cerimônia de apresentação do programa, em Brasília - Foto: Roberto Castro/MTur

INVESTE TURISMO É LANÇADO COM PACOTE DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O SETOR 

Objetivo do programa que conta, inicialmente, com R$ 200 milhões, é acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade, a competitividade e gerar empregos em Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil.

Apresentação do Investe Turismo / YouTube

Um grupo composto por cento e cinquenta e oito municípios brasileiros será o primeiro contemplado com um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de Turismo. Trata-se do Programa Investe Turismo. A iniciativa, desenvolvida conjuntamente pelo Ministério do Turismo, o Sebrae e a Embratur, tem por meta unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA.

TRANSFORMAÇÃO NA GESTÃO TURÍSTICA

A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística das rotas selecionadas em todas as regiões brasileiras. Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o Investe Turismo muda a lógica de atuação no setor. “Se sozinhos temos um orçamento enxuto, quando unimos forças temos um mundo de oportunidades. Vamos provocar uma transformação na gestão do turismo nessas rotas estratégicas, ampliando o fluxo de turistas nesses destinos e a geração de negócios, empregos e renda por meio do turismo”, ressalta o ministro.

As rotas turísticas selecionadas receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; e a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. CONSULTE A LISTA DE ROTAS E MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS

PLANO INTEGRADO DE POSICIONAMENTO

Além disso, o programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente. Prevista no Plano Nacional de Turismo 2018/2022, a primeira ação tem como foco identificar e definir um novo posicionamento do Brasil como destino turístico. Por meio de uma plataforma online, o mapa vai identificar e georreferenciar iniciativas inovadoras de empresas, instituições e órgãos públicos do setor de turismo nas 27 UFs.

PARCERIA MTUR, SEBRAE E EMBRATUR

Gerar ambiente propício ao surgimento de novos negócios também é um resultado prioritário do programa. Segundo o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a parceria vai trazer ganhos inéditos para a economia turística: “Estamos trabalhando duro para a retomada do crescimento. Tudo está sendo feito para que o Brasil tenha um terreno fértil, capaz de dar condições para que os pequenos negócios brotem. A parceria Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur é prova disso. Vamos apoiar o Governo Federal, focando em setores chave para o desenvolvimento do turismo. Somente assim conseguiremos que os negócios não apenas nasçam, mas também cresçam saudáveis”, afirma Melles.

AÇÕES

Um conjunto de ações estão previstas pelo programa, que agrega a interlocução de gestores públicos, lideranças empresariais e membros dos conselhos municipais e instâncias de governança regionais de turismo em um plano de gestão focado em uma agenda integrada para o desenvolvimento de cada região. Realização de visitas técnicas nacionais e internacionais para identificar as melhores práticas de inovação e qualificação dos produtos e serviços turísticos também está no escopo do trabalho que será realizado pelo Investe Turismo.

Ainda dentro das ações propostas estão parcerias para melhorar e ampliar a cobertura de internet em destinos estratégicos; apoio aos movimentos de intervenções criativas de espaços públicos (a exemplo do movimento Urban Hacking), cartilha para investidores com um passo a passo sobre como implantar empreendimentos turísticos, além de seminários em cada rota turística estratégica. Com o intuito de apresentar todos os projetos que serão desenvolvidos em cada localidade, o primeiro encontro está previsto para 7 de junho, em Fortaleza (CE). ACESSE O CRONOGRAMA DE SEMINÁRIOS CONFIRMADOS NOS ESTADOS

O QUE SÃO AS ROTAS?

No Programa Investe Turismo, uma rota turística estratégica é o agrupamento da oferta turística de um ou mais municípios, para fins de planejamento, gestão, atração de investimentos, promoção e comercialização turística.

Dentre os critérios utilizados estão a participação no município no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; e ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco, nas rotas contempladas. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico. Com informações do Ministério do Turismo.

PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS JUNINOS EM NATAL SERÁ REFERENCIA NACIONAL

Vereador Paulinho Freire fala da importância dos festejos juninos – Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), juntamente com os vereadores Dickson Júnior (PSDB), Ary Gomes (PDT), Aroldo Alves (PSDB), Robson Carvalho (PMB), Sueldo Medeiros (PHS), Felipe Alves (MDB) e Kleber Fernandes (PDT), do lançamento da programação do São João 2019 em Natal, realizada na manhã da quarta-feira (29), no Majestic Hotel em Ponta Negra, e destacou que a cidade deverá ter um São João de referência no país, se continuar com a mesma atenção voltada para o evento.

CIDADE TURÍSTICA

“Natal é uma cidade turística, mas é um turismo sazonal que sobrevive por poucos meses no ano. Só o turismo de eventos pode cobrir essa lacuna nos outros meses. Devido à essência cultural do São João, não podíamos ficar de fora e a sensibilidade do prefeito, que teve a feliz ideia de reforçar os festejos na cidade, a realização do evento é como uma semente para Natal vir a ter um São João de referência no país”, disse Paulinho, destacando a valorização dos grupos e quadrilhas juninas que acontece junto com a realização da festa.

O São João em Natal será realizado nas quatro zonas da cidade, com grandes shows musicais a partir da próxima sexta-feira (31) no polo zona Norte, cujo palco será montado na Avenida Itapetinga. Lá serão seis noites de shows em dois fins de semana, terminando no dia 9 de junho com apresentações das bandas Grafith, Circuito Musical, Rita de Cássia, Eliane, papel Gomes, Última Hora, Montagem, dentre outros. Neste mesmo período haverá shows paralelos na zona Oeste (Palco cidade da Esperança) e zona Leste (Funcarte).

FESTIVAL DE MÚSICA

De 14 a de 16 de junho acontece o festival de música autoral Forraço, no Ginásio Nélio Dias (zona Norte), mesmo local onde ocorrerá de 13 a 16 o festival de quadrilhas juninas, que segue na Arena das Dunas de 18 a 24. Os shows musicais na Arena das Dunas começam dia 12 de junho e seguem até o dia 16. Entre as atrações estão Zezé de Camargo e Luciano, Xandy Avião, banda Saia Rodada e Cavaleiros do Forró, além da dupla Simone e Simaria e de artistas locais como Forró Meirão, Zé Hilton do Acordeon. Dentro da programação na Arena, acontece ainda, de 12 a 24 de junho, o Circuito Gastronômico de Natal.

MAIOR SÃO JOÃO DE NATAL

Para o Prefeito Álvaro Dias, a intenção é realizar o maior São João de Natal, movimentando a economia, valorizando a cultura local e proporcionando lazer e entretenimento à população. “O São João, por ser uma festa popular, democrática e tradicional, faz parte da nossa cultura e desperta interesse e apoio popular. Estamos preparando tudo para que seja uma festa que venha a se transformar numa grande tradição na nossa cidade”, destacou. Com informações da CMN.

MAIS DESTAQUES DA SEMANA…..

Este Colunista em Sintonia com o Trade Turístico e a Sociedade Potiguar – Foto: Arquivo Pessoal

ABIH-RN PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA AGENTES DE VIAGEM EM BELO HORIZONTE 

Com o objetivo de promover os atrativos turísticos e a infraestrutura hoteleira do Rio Grande do Norte às operadoras de turismo e agentes de viagem de Minas Gerais, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) realizou nesta terça-feira (28) um workshop na Churrascaria Adega do Sul, em Belo Horizonte, finalizando a ação de promoção do destino na capital mineira, após dois dias de blitz, totalizando 52 agências visitadas. 

Equipe dos expositores potiguares no workshop nesta terça-feira (28), em Belo Horizonte – Foto: ABIH-RN

Além dos hotéis participantes e das empresas de receptivos do RN, a ação contou com o apoio do Governo do Estado através Secretaria Estadual de Turismo e Emprotur, Prefeitura do Natal, Prefeitura de Tibau do Sul e Sebrae RN. 

O evento contou com uma capacitação, feita pelo guia de turismo Thiago Dantas, onde foi apresentando o destino, ressaltando a qualidade da hotelaria e o potencial turístico do Rio Grande do Norte, além de distribuição de kits com brindes e material promocional dos hotéis associados e sorteios de diárias e passeios promovidos pelos receptivos participantes do evento. 

ABIH-RN realizou um workshop na Churrascaria Adega do Sul, em Belo Horizonte, finalizando a ação de promoção do destino na capital mineira, após dois dias de blitz, totalizando 52 agências visitadas – Foto: ABIH-RN

O presidente da ABIH-RN, José Odécio, destacou a importância da realização desse tipo de evento como forma de incrementar a divulgação do nosso destino e dos nossos hotéis, ressaltando que Belo Horizonte é um importante emissor de turistas para o RN, “o workshop é um evento mais específico direcionado às operadoras e às agências de viagens. É importante divulgar o nosso destino em locais emissores, como o sudeste brasileiro. Nessa etapa estamos realizando blitz e workshop Belo Horizonte, workshop em Uberlândia, blitz em Uberaba e workshop em Ribeirão Preto, cidades importantes de emissores para o Rio Grande do Norte. Não podemos parar de divulgar nosso destino, daí a importância da parceria com os órgãos públicos, que esse investimento retorna em forma de impostos, além da geração de empregos, movimentando dessa forma a economia do estado. Destaco que o sucesso do evento se dá com a participação dos hotéis e seus comerciais, bem como dos receptivos, que se empenharam, junto com a equipe da ABIH, Governo do RN, através da Setur / Emprotur, Prefeituras do Natal e Tibau do Sul, e Sebrae RN, que veio para somar aos projetos de promoção do destino”. 

Presentes no evento, cerca de 153 agentes de viagem, além das operadoras CVC, Azul Viagens, Flytour, FRT Operadora, dentre outras – Foto: ABIH-RN

Estiveram presentes no evento desta terça-feira (28), cerca de 153 agentes de viagem, além das operadoras CVC, Azul Viagens, Flytour, FRT Operadora, dentre outras. 

Os expositores potiguares foram: Porto Suítes, Aram Imirá, Aram Natal Mar, Marsol, E-Suites Vila do Mar, SerhsOcean Palace, Praiamar Express, Natal Dunnas, Aram Ponta Negra, Bello Mare Comfort, Visual, Praiamar Natal, Esmeralda, Happy Hotel, Vila Galé, Praia Bonita, Pipa Lagoa, Ponta do Madeiro, Oka da Mata, Luck Receptivo e Potiguar Turismo. 

O workshop é uma realização da ABIH/RN com apoio do Sebrae RN, Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo / Emprotur, Prefeitura do Natal e Prefeitura de Tibau do Sul. 

Os próximos eventos estão agendados para hoje (29), em Uberlândia (MG), dia 30, em Uberaba (MG) com blitz pelas agências de viagem, e encerrando no dia 31, com um workshop em Ribeirão Preto (SP). Com informações da ABIH-RN.

Crédito das Fotos: Roberto Castro/MTur, ABIH-RN e Divulgação

 

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