Vergonha: ex-governador Fernando Freire, condenado a 96 anos, deixa a prisão

Publicidade

O ex-governador Fernando Freire, condenado a pelo menos 96 anos de prisão, deixou o Comando da Polícia Militar, onde estava preso há quase quatro anos. A liberdade foi obtida porque ele conseguiu a progressão para o regime semi-aberto.

A partir de agora, Fernando Freire cumprirá a pena em casa, usando tornozeleira. O ex-governador foi preso em julho de 2015, no Rio de Janeiro, após não responder várias comunicações da Justiça. A decisão que gerou sua liberdade foi dada pelo juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções Penais.

De acordo com o advogado Flaviano Gama, as condenações alcançaram os 96 anos porque um mesmo processo foi fatiado e transformado em 26 ações. Por meio de decisões obtidas em instâncias superiores, ele conseguiu a unificação desses processos e a redução da pena para 12 anos.

Como Fernando freire já estava preso há quatro anos, a redução somada ao tempo de cadeia foram suficientes para pleitear e obter a progressão para o regime semiaberto. De acordo com o advogado, agora a defesa vai trabalhar para obter a liberação condicional do político.

Fernando Freire foi governador do RN em 2002

Fernando Freire é condenado por corrupção, formação de quadrilha, falsidade ideológica e peculato. Todas as condenações derivam de uma investigação batizada de Máfia dos Gafanhotos, coordenada pelo Ministério Público do RN.

De acordo com a investigação, Fernando Freire comandou um esquema de desvio de dinheiro quando foi governador. Atualmente, Fernando Freire tem 65 anos. Ele foi eleito vice-governador do Rio Grande do Norte em 1998, na chapa com Garibaldi Alves Filho (MDB).

Quando o governador deixou o cargo para disputar o Senado, em 2002, Freire assumiu a chefia do Executivo no RN, cargo que ocupou por cerca de oito meses. O ex-governador ainda tentou a reeleição em 2002, mas não conseguiu reeleger-se.

Fonte: OP9 RN

Imagem: Agência Saiba Mais

Sair da versão mobile