22 Equipes do IFRN Campus Natal Central são finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos do IFRN e o Prof. Gileno Câmara de França - Foto: Divulgação

Sob a orientação do Prof. Gileno Câmara de França, a equipe de alunos do IFRN (Campus Natal – Central), formada por Pietra Freire Jeremias, Daniela Rios Fernandes Cabral e Vinícius Daniel Pires Thomé, após seis concorridas fases é uma das equipes potiguares que está na grande final da 11ª ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil). 

O IFRN (Campus Natal – Central) emplacou 22 equipes na grande final e o Rio Grande do Norte, 74 equipes de alunos potiguares.

Participam do projeto de extensão da Unicamp, alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de todo o País, com o objetivo de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. 

Alunos do IFRN (Campus Natal – Central) finalistas da 11ª ONHB – Foto: Divulgação

Inicialmente foram 18.500 equipes inscritas do Brasil inteiro que participaram das seis fases online da Olimpíada. Hoje, apenas 314 equipes estão no páreo e irão participar da última fase em Campinas (SP).  

O desafio da quinta e penúltima fase, era escolher um personagem da história que ficou esquecido nos livros. A equipe potiguar (FOTO), optou em contar a trajetória da deputada estadual do RN, Maria do Céu Pereira Fernandes (primeira deputada brasileira). A pesquisa foi realizada com o apoio do historiador Fábio Cortez, no Memorial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

Apoio 

Os finalistas potiguares, buscam patrocínio para arcar com as despesas da viagem para participarem da grande final presencial na Unicamp nos dias 17 e 18 de agosto, em Campinas, São Paulo.  

Ginásio da Unicamp, palco da grande final da Olimpíada de História (ONHB) – Foto: Redes Sociais

11ª ONHB 

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É coordenada pelas profas. dras. Cristina Meneguello, Alessandra Pedro e Raquel Gryszczenko Alves Gomes. 

Crédito das Fotos: Divulgação e Redes Sociais 

Sair da versão mobile