Cuide-se Bem, Professor@! Por Diego Rio Grande

Prof. Diego Rio Grande criou um Projeto chamado “Cuide-se Bem, Professo@.” - Foto: Arquivo Pessoal

Existe uma dor oculta compartilhada entre nós, professores; uma dor silenciosa, mas que grita em nossas mentes: cuidamos dos outros, mas não somos cuidados!  

Não é vitimismo, tampouco coitadismo. É um sentimento forte e real.  

Porém, parte desta responsabilidade é nossa, pois também não nos cuidamos!  

E este é o ponto central desta nossa conversa: o autocuidado.  

Por que não nos cuidamos?  

Talvez por receio de mostrarmos fragilidades aos outros e a nós mesmos, pois sabemos que temos muitas.  

Por que não temos dinheiro? Improvável.  

Ou, ainda, porque aceitamos uma vida de abundância rarefeita devido acharmos que é assim mesmo. Afinal, somos professores em um país que jamais teve como prioridade máxima a educação. Uma verdadeira crença autofágica de não merecimento do melhor da vida.  

Não, definitivamente, esta narrativa precisa ser implodida. 

Não pode ser normal aceitarmos algo menos que o melhor para nossa existência. Somos professores! Somos líderes em nossos papéis profissionais; muitos alunos se inspiram naquilo que falamos e fazemos (principalmente)! Somos uma referência.  

Entretanto, estamos adoecendo e aceitando passivamente tal condição. 

De que forma, nós professores, queremos ser lembrados por aqueles que passaram em nossas vidas? De que maneira queremos lembrar de nós mesmos quando olharmos pelo retrovisor ao fim da estrada? De quais histórias viveremos no futuro?  

Digo-lhe que as respostas dependem de como estamos nos cuidando agora. Daquilo que estamos fazendo por nós mesmos hoje.  

Precisamos tirar a armadura de super-heróis que não somos e zelarmos por nossas vidas e dignidade como pessoas, que é o que somos! 

Prof. Diego Rio Grande atuando em sala de aula – Foto: Arquivo Pessoal

E para me autoajudar e ajudar aos colegas que decidiram viver uma vida de qualidade e abundância desde já, visando sermos contadores de histórias felizes em um futuro que um dia chegará, mais cedo ou mais tarde, eu criei um Projeto chamado “Cuide-se Bem, Professor@.”  

A primeira etapa do projeto consiste na criação de uma página na rede social virtual Instagram. Nesta página, meus convidados e eu, daremos dicas e orientações de como o professor pode se cuidar em várias dimensões de sua vida, tais como: emocional, mental, física, social, intelectual, espiritual, comportamental e financeira.  

Para isso, contribuirão à esta rede do bem, profissionais da psicologia, medicina, nutrição, do coaching, da arquitetura, odontologia, fonoaudiologia e tantos outros que se dispuserem, voluntariamente, contribuir à VIDA dos mestres no Brasil e, consequentemente, à uma educação melhor em nosso país.  

Afirmo, sem medo de errar: o autocuidado não é uma questão de poder aquisitivo, mas sim, de atitude! O Projeto vai validar a minha afirmação.  

Não tenho pretensões de mudar o mundo, mas se conseguir ajudar a mudar o mundo de cada professor participante do projeto, minha missão começará a ser cumprida.  

A semente foi plantada! Cabe-nos regar a terra e fazer florescer dias melhores!  

Você está convidado(a) a ingressar nesta jornada comigo!  

Siga a página em http://www.instagram.com/cuidesebemprofessor e venha conversar comigo, seja você professor ou não. Juntos realizaremos feitos incríveis!  

Somos aquilo que compartilhamos. Escolha por compartilhar o bem!  

Um forte abraço! 

Prof. Diego Rio Grande – Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Diego Rio Grande  

Prof. de Ciências Humanas e Coach Educacional   

coachdiegoriogrande@gmail.com

@diegorgcoaching

Sair da versão mobile