Cuscuz HQ reuniu admiradores, escritores e quadrinistas do RN

Imagem: Divulgação

Neste último sábado houve o Cuscuz HQ no Instituto Metrópole Digital (IMD) na UFRN. O evento é um dos maiores do Estado voltado inteiramente para a arte das HQs. Também é um dos poucos que promove os escritores e quadrinistas da região, sendo uma das raras oportunidades que temos em conhecer e se aproximar mais dos trabalhos deles.

Logo na entrada podemos ter um vislumbre de belíssimas action figures, montadas em forma de diorama pelos seus colecionadores, é um deleito aos olhos de quem cresceu lendo as histórias desses heróis.

Mas as principais atrações ficaram por conta da gama de artistas que se encontravam ali, eram escritores, desenhistas e quadrinistas mostrando o seu trabalho que, muitas vezes é valorizado nas regiões Sul e Sudeste, mas pouco conhecido em sua própria terra. Além da oficina de quadrinhos, ministrada pelo quadrinista potiguar José Veríssimo de Souza, e as palestras “Megassagas Marvel” e “Marvel: 80 anos da casa das ideias”.

A parte divertida ficou por conta do concurso de “cospobres” (uma espécie de cosplayers de baixo orçamento), estes fizeram uma apresentação divertidíssima para ver quem ganharia o troféu de melhor “cospobre”, além dos sorteios de brindes.

Quadrinistas, desenhistas e escritores potiguares

Um dos maiores acertos neste evento foi, com certeza, a aproximação que o público pôde ter com os autores potiguares, e como temos gente talentosa e criativa nessa área. Foi a chance de conhecer de perto os trabalhos de Analu Medeiros, Marcos Garcia, Renato Medeiros, Leander Moura e Cristal Moura, quadrinistas com trabalhos belíssimos e profundos, muitos voltados para os costumes de nossa região.

Importante ressaltar que o evento ainda foi ponte para o pré lançamento do mais recente trabalho de Leander. Literalmente saído do forno (ele havia recebido da gráfica há poucas horas antes do evento), a HQ O Corvo, uma adaptação do clássico conto de Edgar Allan Poe para o mundo dos quadrinhos.

Também deve-se destacar o lançamento do livro Fome de Márcio Benjamin, o qual descreve um sertão pós-apocalíptico, um apocalipse zumbi dentro do sertão norte-riograndense, uma ótima pedida para os fãs dos mortos vivos.

O evento

O Cuscuz HQ ocorreu no sábado (29), começando pela manhã e durou até o final da tarde. Alguns estandes vendiam raridades dos quadrinhos como a Graphic Novel dos X-Men que transcrevia aquele terrível desenho de 1989 e outras joias como uma coleção da Mulher Maravilha de George Perez.

O evento foi sim um prato cheio para os amantes da 9ª arte. Um vislumbre de apaixonados por HQs que tiveram a chance de conhecer de perto quem produz quadrinhos no Estado, conhecer e se aprofundar na própria história da arte e ainda conseguir levar um pouco de tudo isso para casa.

Parabéns à organização da Coletivo Cuscuz HQ que trouxe tudo isso aos fãs, deixando um gostinho de quero mais para o próximo ano.

Imagens: Lúcio Amaral

Sair da versão mobile