Absurdo: estoque de soro antirrábico está zerado no Rio Grande do Norte

O estoque de soro antirrábico, — usado no tratamento preventivo do vírus da raiva em pessoas mordidas ou que tiveram ferimentos contaminados com a saliva de animais como gatos, cachorros e morcegos e com maior risco de contrair a doença — está zerado no Rio Grande do Norte. Para substituir a profilaxia recomendada pelo Ministério da Saúde, a Sesap afirma que vem administrando imunoglobulina, um estimulante do sistema imunológico, mas alerta que o estoque do medicamento também está crítico.

A subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Aline Rocha, relatou que o Ministério da Saúde, responsável por comprar e distribuir os produtos para os estados brasileiros, já sinalizou o envio de novas ampolas para o Rio Grande do Norte. No entanto, não foi informada a data que a nova remessa será encaminhada. “Esse é um problema que vem se arrastando por alguns meses e a previsão para que os estoques sejam regularizados é apenas em janeiro de 2020”, ressaltou Aline, destacando que essa é uma situação verificada em todo o país.

Atualmente, em casos de acidentes com animais como morcegos, raposas, saguis ou cães e gatos não vacinados, a população potiguar deve procurar o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, ou os hospitais regionais de Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. A medida foi tomada para controlar o uso dos insumos e realizar um monitoramento mais amplo das ocorrências.

Estoque de soro antiveneno também é crítico

O nível crítico do estoque do soro antiveneno, utilizado para tratamento em caso de picadas de animais peçonhentos, é outro problema enfrentado em todo o Brasil. “Recebemos no início da semana uma quantidade pequena para serem utilizados com serpentes, mas se em breve não chegar mais, o estoque que temos não será suficiente”, disse Aline Rocha.

De acordo com ela, nessa época do ano o número de acidentes com animais peçonhentos, em especial cobras, é ampliado e por isso os cuidados devem ser redobrados. Até o final de junho, 292 casos apenas com serpentes foram contabilizados no Rio Grande do Norte.

Serviço

Para esclarecer dúvidas e orientar a população e os profissionais de saúde com relação a casos de acidentes por animais peçonhentos e potenciais transmissores da raiva, a Sesap disponibiliza um serviço de plantão 24h. O Centro de Assistência Toxicológica do RN (Ceatox) presta atendimento por meio dos números : 0800 81 7005 / 3232-4295 / 98803-4140 (WhatsApp).

Fonte: OP9 RN

Imagem: iStock

Sair da versão mobile