Novo live-action dos clássicos da Disney ganha mais uma princesa

A Disney já prepara o próximo live-action de princesas, que será “A Pequena Sereia”, e já tem alguns nomes presentes no casting da produção. Dentre esses, a Ariel, que o estúdio confirmou nesta quarta-feira (3), e surpreendeu muitos fãs da trama.

O anúncio da Disney para interpretar Ariel, é da cantora e atriz Halle Bailey, de 19 anos. Que fará sua estreia nos cinemas, diante ao êxito de um clássico que encantou e emocionou plateias no mundo inteiro.

Halle é cantora e foi descoberta por ninguém menos, que a diva musica da música pop e soul, Beyoncé, em vídeos publicados no Youtube junto com sua irmã, com quem faziam a dupla “Chloe x Halle”, que surpreendeu a cantora com o cover de “Pretty Hurts”, quando foram convidadas a ingressarem para a Parkwood Entertainment, gravadora de Beyoncé.

A dupla lançou seu álbum de estreia em 2018, “The Kids Are Alright”, um projeto repleto de R&B misturando diferentes sonoridades, como hip-hop ou trap. O compacto traz as faixas “Grown”, tema da série Grown-ish e “Warrior”, da trilha de Uma Dobra no Tempo. Além disso, o disco foi indicado ao Grammy de 2019, por melhor álbum de música urbana contemporânea e artista revelação, mas do Beyoncé e Jay-Z acabou levando o prêmio por “Everything is Love” e Dua Lipa levando na categoria revelação.

Halle ainda participou da série Grown-ish, ao lado de sua irmã Chloe, e também já apareceu em “As Férias da Minha Vida”, e nas séries Austin & Ally e House of Payne.

O diretor do live-action, Rob Marshall (O Retorno de Mary Poppins) esclareceu sobre a decisão de Halle ao papel a Variety, alegando o perfil inerente da jovem para ser A Pequena Sereia na produção; “Depois de uma longa busca, ficou abundantemente claro que Halle tem aquela rara combinação de espírito, coração, juventude, inocência e substância – além de uma voz gloriosa – todas qualidades intrínsecas necessárias para atuar neste papel icônico“, disse em declaração oficial.

Apesar da escolha de Halle, algumas pessoas receberam a notícia com críticas nada agradáveis, principalmente alegando por atriz ser negra, diferente da animação, em que a personagem é ruiva de olhos azuis, mas Halle não se abala com tais comentários, já que desde o começo a garota tem de provar a mundo sua potencialidade e originalidade, e ela se diverte com essas provações do público sobre tal escolha.

Sempre existiu uma subestimação, e sempre haverá, porque parecemos estas meninas pequenas, jovens (…) Para nós, é divertido nos colocar a prova. Quando a gente chuta a porta e ela abre, é engraçado ver a reação das pessoas. Elas entendem que nós conseguimos fazer as coisas”, comenta Halle à Vulture sobre sua ambição em controlar sua carreira ao invés de deixar nas mãos de agentes e empresários.

A reação do público

A Disney tem enfrentado diversas críticas sobre a escolha de Halle Bailey por justificarem que Ariel é ruiva e branca, a empresa se viu diante de muitos comentários racistas. Porém, na história, a cor e descendência da sereia não foram explicados, então é válido que a empresa escolha Halle para o papel da princesa.

Após muitos comentários racistas, a Disney não se pronunciou e manteve sua posição. Halle teve o apoio da cantora e atriz Zendaya, que era uma das opções para estrelar Ariel no filme, “Isso! Estou muito empolgada para isso”, escreveu em seu perfil oficial do Twitter. A também cantora de R&B, SZA, se manifestou em apoio à atriz.

E não foi só pela escolha de Halle que a Disney sofreu algumas críticas, pela personagem de Úrsula ter sido inspirada na drag queen Divine, alguns fãs do filme pediram que a personagem fosse interpretada por uma drag queen. Halle no papel principal de uma princesa tão adorada pelas crianças é importante pela representatividade que causa entre crianças negras.

Pocahontas, Mulan e Tiana são personagens étnicos e suas etnias devem ser respeitadas. Ariel é uma figura mitológica, portanto, a Disney não errou em sua escolha.

Além da Halle, estão em negociação para o live-action, a atriz Melissa McCarthy (Missão Madrinhas de Casamento), que deve interpretar a vilã Ursula, Jacob Tremblay (O Quarto de Jack), como o Linguado na nova versão e Awkwafina (Oito Mulheres e Um Segredo), no papel da gaivota Sabião.

A animação de A Pequena Sereia estreou em dezembro de 1989, conta a história de uma princesa que estava insatisfeita com o fundo do mar, que queria se tornar humana e viver junto com os humanos, mas que ela precisa sacrificar seu dom mais preciso, para conquistar seu desejo, porém como filha do Rei dos Mares, seu pai consegue salvá-la e mostrar que nem todo anseio custa abandonar suas virtudes e personalidade. O conto é baseado na trama do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

O longa ainda não tem previsão de estreia, mas promete ser tão emocionante quão os demais live-action lançados pela Disney, que começou em 2015, com a produção de Cinderella, e desde então já lançou vários clássicos animados com personagens reais, como A Bela e a Fera, Aladdin, Mogli e O Rei Leão, que estreia nos cinemas no próximo dia 18 de julho.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile