Estudantes conhecem na prática o funcionamento da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) recebeu a visita de mais um grupo de estudantes participantes do Programa Justiça, Trabalho e Cidadania (PTJC).

Dessa vez foram os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP) e do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Professora Djanira Brasilino de Souza (CEEP) que conheceram as rotinas do TRT-RN.

Desde 2006, o PTJC leva noções de Direito do Trabalho e cidadania para alunos de escolas públicas do Rio Grande do Norte.

Acompanhados da juíza do trabalho Rachel Vilar, uma das coordenadoras do programa no Rio Grande do Norte, de professoras e coordenadoras pedagógicas, os estudantes conheceram as instalações e o funcionamento do TRT-RN.

Juíza Rachel Vilar recepcionou os estudantes e explicou o funcionamento da Justiça do Trabalho
Juíza Rachel Vilar recepcionou os estudantes e explicou o funcionamento da Justiça do Trabalho

“Queremos que vocês fiquem à vontade na nossa casa, assim como vocês nos deixam à vontade quando vamos visitar as escolas com palestras sobre do Direito do Trabalho”, saudou a juíza Rachel Vilar.

Além do TRT-RN, os alunos também visitam as sedes da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público do Trabalho, que apoiam a iniciativa.

“É um momento muito importante, pois eles compreendem melhor como é a atuação do magistrado e como trabalham os advogados, e procuradores”, avaliou a juíza.

Durante a visita, os alunos receberam as boas vindas da juíza titular da 9ª Vara do Trabalho de Natal, Lygia Maria de Godoy Batista Cavalcanti.

Para ela, “a Justiça do Trabalho é uma justiça social e nós olhamos o Direito do Trabalho à luz da Constituição, que é onde estão todos os direitos fundamentais para uma vida digna”.

Lygia Cavalcanti fez um alerta aos alunos sobre a tentativa de enfraquecimento da Justiça do Trabalho e dos direitos trabalhistas.

Lygia Cavalcanti, juíza da 9ª Vara de Natal, alertou sobre a situação dos direitos trabalhistas

“Existe um movimento de destruição do Direito do Trabalho por interesses empresariais e não olhando, de uma forma geral, para o trabalhador”, disse.

Após conhecerem o Tribunal Pleno, todos seguiram para o Átrio das Varas do Trabalho de Natal, visitaram a sala de audiências da 1ª Vara do Trabalho de Natal, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Mar) e a Escola Judicial.

“Eles ficam muitos empolgados em visitar o TRT-RN e aconselhamos aos que conseguem vir que assimilem todo o conhecimento possível nessa experiência tão significativa”, revelou a coordenadora pedagógica do CENEP, Analany Souza.

Segunda ela, a participação dos estudantes no PTJC colabora com a grade curricular deles e com a forma como vão agir no ambiente de trabalho.

“Muitos deles irão estagiar em breve e já terão noção de temas como assédio, desvio de função, exploração, além de ética, que é importante para a vida”, avaliou a educadora.

Para a aluna do 1º ano do ensino médio-técnico profissionalizante em administração Allany Beatriz Pereira de Souza, o PTJC mudou toda a perspectiva que tinha sobre Direito e Justiça do Trabalho.

“Tenho aprendido mais sobre os conceitos básicos e, ao mesmo tempo, tenho desenvolvido o que eu pensava sobre trabalho, justiça e cidadania. É algo que tem contribuindo com meu curso e com meu conhecimento profissional”, considerou a estudante.

Antes de ter contato com o PTJC, a Allany Beatriz pensava em ser jornalista. Agora, pensa também na possibilidade de cursar Direito.

“Gosto de estudar direito de empresas e direito do trabalho, mas também gosto de jornalismo. Ainda que não curse Direito, participar do PTJC está sendo importante já que obter conhecimento nunca é demais”, refletiu a aluna.

PTJC

Além da juíza Rachel Vilar, o Trabalho, Justiça e Cidadania é coordenado no RN pelas juízas, Marcela Alves e Simone Jalil levando noções de direito do trabalho e cidadania aos alunos de escolas da rede pública de ensino.

Estudantes visitaram a Escola Judicial, o Cejusc Mar e a 1ª Vara de Natal

Em 2019, o programa está atendendo os estudantes dos centros profissionalizantes CENEP, CEEP Prof. Hélio Xavier de Vasconcelos, CEEP Professora Djanira Brasilino de Souza, CEEP Prof. João Faustino Ferreira Neto, CEEP Dr. Ruy Pereira dos Santos, CEEP Prof. Lourdinha Guerra, CEEP Ruy Antunes Pereira e da Escola Municipal Ana Ribeiro Barbosa, de São Miguel do Gostoso.

Imagens: Ascom – TRT/21ª Região

Fonte: Ascom – TRT/21ª Região

Sair da versão mobile