Semurb apresenta Estudo de Dunas de Natal à superintendente de Meio Ambiente do Ceará

Publicidade

O titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Daniel Nicolau, recebeu, na manhã desta sexta-feira (16), o superintendente estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Carlos Alberto Mendes Júnior, acompanhado do diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Leonlene de Sousa Aguiar. O objetivo do encontro foi trocar experiências sobre o estudo realizado pela Semurb sobre os remanescentes de dunas de Natal.

De acordo com Daniel Nicolau, Natal já é uma referência em várias áreas e estudos de caso, inclusive com trabalhos elaborados em parceria com outras cidades brasileiras, escrevendo cadernos sobre operações urbanas, outorga onerosa e diversas outras telemáticas do urbanismo.

“Essa visita nos deixa muito felizes pelo intercâmbio com o estado vizinho, alinhando nosso conhecimentos. Além disso, reafirma a posição a nossa cidade com referencia em estudos, planejamento e tratamento de suas áreas, tanto na proteção quanto planejamento urbano”, diz Nicolau.

Na ocasião, os técnicos da Semurb apresentaram alguns pontos importantes do estudo de dunas, que reflete a preocupação da Prefeitura em promover o equilíbrio entre a dinâmica urbana e a conservação de fragmentos dispersos na mancha urbana da cidade, que preservam características peculiares do ecossistema Dunas. Ou seja, estabelecer parâmetros e limites claros entre quanto preservar e como ocupar área sob as quais pairem dúvidas sobre o enquadramento ou não como remanescentes de dunas.

Intitulado “Remanescentes de Dunas de Natal: Áreas de Preservação Permanente”, o estudo constatou a existência de 46 remanescentes de dunas em Natal que ainda preservavam características naturais do ecossistema, mesmo observando-se que em algumas delas continham ocupação e estavam sujeitas à grande pressão de adensamento. Sendo a maioria delas, localizadas na zonas Sul e Oeste.

O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes Júnior, achou muito positiva a visita. “Natal tem um trabalho pioneiro dentro do País, o que podemos observar nas nossas pesquisas”, comenta. Além disso, a Semurb possui um estudos bem avançados na temática e viemos em busca de conhecimento para aplicar no Ceará, principalmente, pela semelhança no nosso litoral.

Imagem: Assessoria/Semurb

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile