Semtas realiza ações de acolhimento e atendimento à população em situação de rua de Natal

O dia 19 de agosto é lembrado, no Brasil, como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data é alusiva à memória de moradores de rua que foram assassinados em 2004, naquele que ficou conhecido como “Massacre da Sé”. Em Natal, a Prefeitura, sob coordenação da Semtas – Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social – realizou, nesta terça-feira (20/08) uma manhã de atendimento e acolhimento a essa parcela da população. A ação aconteceu no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua Ernani da Silveira, nº 988 – Barro Vermelho.

Cerca de 70 cidadãos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social receberam atendimentos diversos realizados pela Semtas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS. Corte de cabelo, consultório na rua, teste rápido de HIV e a presença da unidade móvel da secretaria de trabalho e ação social para registro dos atendidos no Cadastro Único, porta de entrada para mais de 20 programas sociais do Governo Federal foram organizados pela coordenação do projeto.

“A importância dessa ação é dar dignidade a essas pessoas que vivem em condição de vulnerabilidade nas ruas de Natal. Estamos prestando serviços importantes para eles e também fazendo com que a sociedade seja conscientizada da necessidade de atenção digna, que deve ser garantida a essa parcela da população”, comentou a secretária da Semtas, Andréa Dias.

Rotina

A secretária relembrou que as ações realizadas pela Semtas não são apenas pontuais. Ela citou o trabalho executado no Albergue Municipal, que, além de acolher o cidadão vulnerável, ainda oferece assistência jurídica, cursos de profissionalização, emissão de documentos e atendimentos de saúde. “A Semtas possui toda uma rede para acolhimento e ações voltadas para a população carente, em situação de risco e que precisa de assistência. É um trabalho importante e que conta com o apoio direto do prefeito Álvaro Dias”, conclui a secretária Andréa Dias.

Imagem: Divulgação/Semtas

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile