Governo, Fecomércio e trade turístico potiguar se reuniram para fortalecer o Turismo

Governadora Fátima Bezerra recebeu o trade turístico - Foto: Demis Russo

A Governadora Fátima Bezerra, acompanhada de sua equipe de secretários do Estado, esteve reunida segunda-feira (26), com o presidente da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio/RN), Marcelo Fernandes de Queiroz, e representantes do trade turístico para tratar de ações e investimentos que possam melhorar o Turismo no Rio Grande do Norte.

TURISMO, PILAR DA ECONOMIA

Questões de segurança, licenciamentos ambientais, ações de incentivos fiscais, incentivos a novos investimentos, conclusão das obras de infraestrutura, reformas e readequações de equipamentos turísticos foram alguns dos temas discutidos durante a reunião que tratou o Turismo como um dos pilares econômicos do RN e instrumento de transformação social. Na ocasião, a Fecomércio apresentou e entregou um plano de ações contendo possibilidades de negócios no setor e os principais problemas que a cadeia enfrenta.

FEIRAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

O plano considera ainda as ações promocionais do destino potiguar em feiras nacionais e internacionais, a busca por soluções que destravem o problema da malha aérea, como o novo decreto que reduz o ICMS e o querosene de aviação (QAV), além da busca de parcerias junto à iniciativa privada e à Prefeitura do Natal para o fomento e atração de novos voos e incremento da malha nacional.

ALAVANCAR O TURISMO DO RN

“As sugestões discutidas são muito adequadas. Não tenho dúvidas que é desejo de todos nós trabalharmos de mãos dadas para que possamos alavancar o turismo no RN. Sonho, se brincar mais que vocês, em ver o turismo decolando, já que promover a área é gerar emprego e melhoria de arrecadação da receita do Estado”, frisou a governadora Fátima. Ela ponderou a crise fiscal financeira na qual o Estado se encontra e destacou a importância de somar as agendas para o setor, afirmando que a continuidade do debate ocorrerá, de forma mais técnica, por meio das Câmaras setoriais do Governo e da Fecomércio. “A maioria das ideias estão em sintonia com nosso programa de Governo”, acrescentou.

CÂMARA SETORIAL DE TURISMO

Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio disse que a entidade criou recentemente, por compreender a importância do setor para a economia e desenvolvimento do RN, a Câmara Setorial de Turismo, a qual tem caráter consultivo e agrega diversos representantes da área. “Nossa Câmara se reuniu e viu algumas dificuldades que o setor enfrenta em seu dia a dia e trouxe para discutir, dialogar e sugerir ao Governo do Estado. Foi uma reunião muito boa com a presença da governadora e de muitos secretários. Saímos daqui felizes, pois muitas das ações sugeridas foram aceitas, e outras partes já estavam nas ações do Governo, algumas já estão sendo tocadas e, sobretudo, pela maneira que foi conduzido o encontro, com diálogo aberto e franco”, afirmou o presidente da Fecomércio.

Além dos já citados, também participaram da reunião: George Costa, coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio/RN; Paulo Galindo, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes; José Odécio, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do RN (ABIH/RN); Francisco Barbosa, presidente executivo do Natal Convention Bureau; Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do RN (ABAV/RN); Artur Fontes, presidente da Abrasel; Junior Câmara, presidente do Sindetur; José Maria Pinheiro, representando a ABRAJET RN – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (o presidente Liszt Madruga, se em Salvador participando do II Congresso Internacional de Jornalistas de Turismo); Neiwaldo Guedes, presidente do Conselho Curador do Natal Convention Bureau; e os gestores estaduais Ana Maria Costa (Setur), Jaime Calado (Sedec), Ceoronell Francisco Araújo (Sesed), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Bruno Reis (Emprotur), Crispiniano Neto (FJA), Leonlene Aguiar (IDEMA) e Manoel Marques (DER).

Crédito da Foto: Demis Russo

 

Sair da versão mobile