Especialistas dão dicas para se tornar um influenciador no LinkedIn

Manter as informações atualizadas no LinkedIn é o primeiro passo para usar bem a plataforma – Foto: Carl Court/Getty Images

Seja para sair do desemprego, gerar negócios ou cultivar relacionamentos, o LinkedIn é hoje o principal destino online de profissionais e donos de negócios. A rede social profissional possui 645 milhões de usuários no mundo e 39 milhões de usuários no Brasil. São muitos os benefícios para quem tem um conta atualizada, de acordo com Flávia Gamonar, instrutora oficial do LinkedIn Learning, plataforma de cursos online da rede social, e Lisiane Lemos, gerente de vendas da Microsoft e especialista em LinkedIn.

Em evento organizado pela empresa em São Paulo, as duas especialistas compartilharam dicas de como criar uma rede de contatos no LinkedIn e usá-la a seu favor. Segundo Flávia Gamonar, manter as informações de perfil atualizadas é o primeiro passo para começar a utilizar a plataforma. “O perfil é como a nossa casa”, explica Gamonar. “É onde as pessoas procuram as informações oficiais sobre quem somos e o que fazemos.” Por isso, utilizar uma foto de perfil profissional e manter o seu cargo sempre atualizado são maneiras de transmitir credibilidade ao que você publica na plataforma e às suas conexões.

Depois de ser demitida de uma empresa de tecnologia em 2014, Flávia começou a produzir conteúdo e compartilhá-lo no LinkedIn com outros usuários. Segundo a especialista, essa é outra maneira de aumentar a sua presença online. O artigo “O que eu aprendi com minha primeira demissão”, escrito por ela, conquistou um enorme sucesso na plataforma. “Em um mundo com tantas opções, é preciso ser cada vez mais autêntico”, diz a especialista. “Escreva conteúdos de qualidade e com profundidade. Assim, você aumenta a sua capacidade de influenciar pessoas e faz com que elas se identifiquem com você”.

Para Lisiane Lemos, gerente de vendas da Microsoft, o LinkedIn funciona como uma ferramenta para encontrar potenciais clientes e promover a causa da inclusão e diversidade no mundo corporativo. Segundo ela, a melhor maneira de criar relacionamentos e engajar seu público é contar histórias reais. “Todo mundo tem algo a ensinar”, afirma Lisiane. “O que você diria para você mesmo no começo de sua carreira? O que poderia compartilhar com outras pessoas? Seja um currículo ou uma entrevista inusitada, há sempre um aprendizado a ser dividido com a sua comunidade.”

Crédito da Foto: Carl Court/Getty Images

Fonte: Época Negócios

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