População natalense discute potencialidades e problemas da zona Leste em oficina de revisão do PDN

Publicidade

As oficinas de revisão do Plano Diretor de Natal (PDN) por região administrativa foram abertas na manhã desta sexta-feira (30/08), pela zona Leste da cidade e seguem também no sábado (31/08), no auditório da Faculdade Estácio do Alecrim. O evento é aberto a toda a população, não apenas aos moradores da região, e faz parte da segunda etapa da revisão chamada de “Leitura da Cidade”. Amanhã, os trabalhos começam às 8h e a previsão de encerramento é às 12h30. Esse segundo momento é destinado para quem não pôde participar da oficina de hoje.

Coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), as oficinas são o momento onde os anseios da população são ouvidos e discutidos, para depois serem sistematizados pelos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por inserir essas contribuições na minuta de revisão.

“Devemos aproveitar os momentos participativos das oficinas para criar um ambiente de troca de informações e experiências, para assim criar saídas técnicas e sociais. Onde possa haver confiança para a discussão de propostas, dúvidas, e inclusive temas polêmicos que possam surgir. No entanto, sempre pensando na coletividade e no que seja interessante e mais próximo do ideal para todos”, ressaltou o secretário da Semurb, Daniel Nicolau, dando as boas vindas aos presentes. “Por isso, convido a todos a participarem e serem produtivos, já que praticamente nenhuma outra legislação oferece essa oportunidade à população de construir efetivamente melhores políticas para a cidade como o Plano Diretor”, acrescenta.

Nesta fase, ocorre a leitura técnica-preliminar, onde a Prefeitura apresenta os dados específicos da zona e também as informações gerais necessárias para nivelar a todos no processo participativo. E a leitura da comunidade, quando recebe as contribuições dos participantes e discute com eles os principais problemas existentes, as potencialidades e as questões prioritárias para aquela região. Os participantes se dividem em três grupos de acordo com os macro temas do PDN: Macrozoneamento e Ocupação do Solo, Áreas Especiais e Sistemas de Planejamento, Gestão e Fundos de Desenvolvimento Urbano.

“Ao contrário do que muitos pensam, a Prefeitura não tem um Plano Diretor pronto. Esse é momento que vamos realmente refletir sobre as necessidades coletivas, com uma discussão técnica e transparente. E, assim, formular propostas que, de fato, transmitam esses anseios e gerir com qualidade o espaço urbano. Hoje estamos nas oficinas regionais, mas também em paralelo já estão acontecendo as setoriais com vários segmentos da sociedade”, explica Nicolau.

A dinâmica das oficinas por região será a mesma em todas as zonas, sempre ocorrendo em dois dias: nas sextas e sábados, com o mesmo conteúdo, para que mais pessoas possam ter a oportunidade de participar. As próximas acontecem nos dias 06 e 07 de setembro na zona Sul, 13 e 14 de setembro na zona Oeste e 20 e 21 de setembro na zona Norte. Confira o cronograma completo no site do PDN no menu “Agenda” pelo endereço eletrônico: https://natal.rn.gov.br/semurb/planodiretor/

Confira a agenda dos próximos eventos:

03/09- Oficina Classe empresarial
06 e 07/09- Oficinas zona Sul
10/09- Oficina Entidades profissionais
17/09- Oficina Instituições de ensino e pesquisa
13 e 14/09 Oficinas zona Oeste
20 e 21/09 Oficinas zona Norte

Imagem: Semurb

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile