Justiça Federal manda Caixa apresentar explicações sobre cancelamento do espetáculo ‘Abrazo’

Publicidade

A Justiça federal em Pernambuco convocou a Caixa Econômica Federal (CEF) para apresentar explicações sobre o cancelamento das apresentações do espetáculo “Abrazo”, que ocorreriam em setembro, na Caixa Cultural, no Bairro do Recife, no Centro. Os artistas subiram ao palco e fizeram o primeiro show, no sábado (7), momentos antes de a decisão ser anunciada.

No sábado (14), o espetáculo será apresentado às 17h, gratuitamente, no Teatro Apolo, no Bairro do Recife. Os ingressos serão distribuídos a partir das 14h.

De acordo com a determinação da juíza federal Danielli Farias Rabello Leitão Rodrigues, da 2ª Vara da Justiça Federal, a Caixa terá cinco dias para apresentar as alegações. A determinação saiu na quinta-feira (12) e o prazo passa a contar quando a Caixa receber a intimação.

A reportagem entrou em contato com a superintendência da instituição, por telefone e e-mail, para saber se a convocação já tinha sido entregue e aguarda retorno.

No despacho, a Justiça informa que a companhia Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, responsável pelo espetáculo, solicitou também a suspensão dos atos que rescindiram o contrato de patrocínio para a realização dos shows.

Segundo a Justiça, esse pedido ainda não foi aceito. A decisão só será tomada depois de a caixa apresentar as justificativas para a a suspensão do espetáculo.

Entenda o caso

A peça seria apresentada entre o sábado (7) e o domingo (15). Na segunda-feira (9), os organizadores do espetáculo disseram ter sido “surpreendidos” pela decisão tomada pela Caixa. Eles afirmam não conhecer os motivos para a quebra de contrato.

De acordo com a companhia, no sábado, uma apresentação e um debate foram realizados. Quando se preparavam para a segunda sessão do dia, os artistas receberam a notícia de que não poderiam entrar em cena.

A peça foi escolhida para o patrocínio da Caixa por meio de edital público. Em 2018, o espetáculo foi apresentado na Caixa Cultural de Brasília, pela mesma forma de seleção.

Segundo o diretor da companhia, Fernando Yamamoto, a plateia já estava no teatro, esperando o espetáculo, quando houve o cancelamento da sessão.

Na segunda, Por meio de nota, a Caixa informou que o cancelamento ocorreu por “descumprimento contratual” e que o contrato “foi rescindido, conforme comunicado ao grupo”. Questionada pela reportagem, entretanto, a empresa não informou qual foi o descumprimento supostamente praticado pela companhia.

Além do espetáculo, o grupo também iria realizar a oficina “O Ator em Composição” ministrada pelo ator Dudu Galvão, que faz parte do elenco do espetáculo.

A atividade seria realizada no dia 14 de setembro, focada na pesquisa em preparação corporal no processo de construção da peça. Não foi informado o cancelamento da oficina.

Fonte: G1 RN

Imagem: Rafael Telles/divulgação

Sair da versão mobile