Operação Mata Atlântica em Pé: MP identifica áreas desmatadas e Idema realiza vistorias

Acima área desmatada em Mossoró

Com a participação de 16 estados, foi encerrada nesta sexta-feira, 20 de setembro, a operação Mata Atlântica em Pé, ação executada por diversas unidades do Ministério Público brasileiro dirigida a combater o desmatamento e garantir a proteção de regiões que integram o bioma da Mata Atlântica. No Rio Grande do Norte, as fiscalizações foram feitas com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e culminaram na vistoria de três áreas devastadas, em Mossoró, Nísia Floresta e Macaíba. Os locais foram desmatados para plantio de cana-de-açúcar.

Área desmatada em Macaíba para plantio de cana de açúcar

Os proprietários foram identificados e vão ser notificados para se manifestar. No entanto, como os três não têm autorização para a supressão da vegetação emitida pelo Idema, deverão ser autuados para tomar as providências cabíveis.

A coordenação nacional dos trabalhos foi conduzida pelo promotor de Justiça Alexandre Gaio, do Ministério Público do Paraná, que atua junto ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU). No RN, a atuação foi conduzida pela coordenadora do Caop Meio Ambiente, Mariana Barbalho, em conjunto com as Promotorias de Justiça de Mossoró, Macaíba e Nísia Floresta.

Área desmatada em Nisia Floresta para plantio cana de açúcar

O trabalho de fiscalização foi feito com suporte de satélite e atlas desenvolvidos pela SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Entre as metodologias, foram avaliadas imagens comparativas do estado atual dos imóveis e a situação em períodos anteriores.

Participaram da operação os Ministérios Públicos de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Imagens: Assessoria de Comunicação/MPRN

Fonte: MPRN

Sair da versão mobile