“Fogo Fato” – Uma obra sobre resistência, sobrevivência e amor

Publicidade

A vencedora do Troféu HQ MIX 2019, na categoria “Homenagem”, a quadrinista mineira Aline Lemos, está prestes a lançar seu novo álbum, uma história de ficção científica, fantasia, amor e exclusão social, onde o mundo está um caos sucumbido pela alta tecnologia do governo que implantou o milagroso sistema de transportes de Bondes. Porém, apesar destes avanços, a humanidade está sendo atacada por uma população de fantasmas que povoa a sociedade misteriosamente.

Fogo Fato fala das diversas formas de existir e amar em contextos de exclusão e violência. É uma história fantástica sobre a realidade de sobreviver juntos, apesar das opressões que afetam nossas subjetividades e limitam nosso poder de atuação”, explica Aline.

Na HQ “Fogo Fato”, traz referências do mundo caótico e conflituoso dos momentos atuais, numa visão científica e de fantasia, com um cunho pleno do cyberpunk feminista e a mágica realista da sociedade atual, agregando diversos temas e aproximando o leitor nesta história sobre sobrevivência, amor e existência.

Comecei a escrever “Fogo Fato” em 2016, com a vontade de abordar conflitos atuais, como a exclusão social e a mobilidade urbana, na perspectiva da ficção científica e da fantasia. Minhas referências eram o cyberpunk feminista, o realismo mágico e principalmente o passado e presente brasileiros, temas que sempre me apaixonaram. Foi difícil realizar um projeto longo como esse, apesar de toda a paixão”, apresenta a quadrinista.

A trama se passa na cidade fictícia de Limiar, que está numa constante modernização social, e neste universo traz a história da dupla de hackers Cris e Mina, e a encarnação de uma antiga namorada fantasma, que gera um desenrolar investigativo sobre incêndios que atingem os cemitérios da cidade, que acabam revelando novas formas de observar o mundo, mas que trazem um perigo eminente para a humanidade.

O novo projeto da Aline Lemos está disponível no financiamento coletivo desde o último dia 4 de outubro, e ficará on-line até o novembro, com valores a partir de R$ 15,00, com recompensas que vão de postais, artes originais e o próprio livro em versão digital e impressa. Para saber mais acesse o Catarse do projeto.

Aline é mineira de Belo Horizonte, adentrou profissionalmente ao universo dos quadrinhos em 2014, produzindo publicações independentes e realizando oficinas sobre o tema. Mestre em História pela UFMG, a artista ainda possuí formação complementar em Design Gráfico e Artes Visuais.

Uma fanzineira assídua, já publicou nove de forma independente, além do livro “Artistas Brasileiras”, pela Editora Miguilim, em 2018, dando-lhe o premio HQ MIX 2018, na categoria ‘Homenagem’. Suas influências são em suma sobre feminismo, política, cultura pop e ficção científica.

Saiba mais sobre a artista em:
Site | Facebook | Twitter | Instagram

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile