VIS A VIS – Uma série surpreendente e empoderada

Publicidade

A série, produzida originalmente pela rede de TV espanhola Antena 3, chegou este ano na Netflix e conquistou o público. Com uma mistura de Orange Is The New Black e La Casa De Papel, Vis a Vis apresenta uma narrativa bem construída que mescla suspense com comédia para tratar de questões pertinentes do universo feminino.

A trama começa com Macarena (Maggie Civantos) sendo levada para a prisão após ser condenada a 7 anos por lavagem de dinheiro, com uma fiança de um milhão de euros. É neste ponto que a semelhança com Orange Is The New Black aparece. Assim como Piper (Taylor Schilling), Macarena também foi enganada. Maca, como é chamada na série, se envolve com seu chefe, uma cara casado, mais velho, e acaba se envolvendo também em suas fraudes, indo presa como a única responsável pelos delitos.

No desenrolar das temporadas as personagens são obrigadas a se desenvolverem drasticamente no decorrer da narrativa, principalmente Maca que chega no presídio Cruz del Sur ingênua, sem saber como agir e logo se vê obrigada a lidar com situações inimagináveis como a morte de companheiras, tortura, dívidas, abuso, etc.

As duas primeiras temporadas são  obras primas de roteiro, direção, arte e edição. Apesar de o canal Antena 3 ter cancelado o seriado em sua segunda temporada, fechando todos os arcos abertos e finalizando a história da melhor maneira possível, porém a Fox o resgatou posteriormente. No entanto, muitas atrizes já haviam assinado contrato com outras produções e o cenário já havia sido desativado. Logo, a terceira e quarta temporada apresentam uma descontinuidade que foi resolvido pelos criadores, entre eles Álex Pina, também produtor de La Casa de Papel.

Neste momento, entra a excelente atuação de Najwa Nimri, que interpreta Zulema Zahir, e Alba Flores, que interpreta Saray Vargas, ambas conhecidas pela participação em La casa de Papel. A mudança de cenário abre espaço para que ambas se desenvolvam e mostrem o potencial de suas personagens.

Vis a Vis é uma série surpreendente, cheia de reviravoltas e personagens carregadas de desenvolvimento. As quatro temporadas estão disponíveis na Netflix. Todavia, em comunicado a imprensa o showrunner da série, Iván Escobar relatou sobre o encerramento de Vis a Vis na quarta temporada.

A série tem que terminar quando a narrativa exige isso. A quarta temporada de ‘Vis a Vis‘ mantém um alto nível de ação, atingindo uma intensidade que nunca imaginamos para a série e seus personagens. Acreditamos que estamos no momento perfeito para entregar um final merecido e satisfazer o público. Aumentar o número de temporadas não traria nada de novo e não podemos permitir que ‘Vis a Vis‘ se tornasse repetitiva.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile